BrasilNegócios

Petrobras anuncia as feiras e ações literárias que serão patrocinadas

O programa Petrobras Cultural Para Crianças irá patrocinar feiras e ações literárias voltados para o público infantil, com ênfase em crianças de até 6 anos de idade. Por meio de chamada pública, foram selecionadas propostas de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal — todos elas com alcance nacional, devido à possibilidade de transmissão online. A verba investida pela Petrobras será de R$ 3 milhões.

“A realização das atividades em formatos online e presencial torna a chamada literária um evento democrático e abrangente, com alcance nacional. Os projetos serão oportunidades importantes para reforçar a importância da Primeira Infância, tema do Petrobras Cultural para Crianças. Além de atividades para os pequenos, haverá programações direcionadas a pais e professores”, destaca o gerente de Patrocínio e Eventos da Petrobras, Aislan Greca.

Os projetos literários ocorrerão entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022. Caso não seja possível a realização de atividades presenciais por medidas de distanciamento social, elas poderão ser adaptadas para o formato digital.

Confira abaixo a lista dos contemplados:

Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (RJ)

GL Events Exhibitions

A Bienal é o maior evento literário do país e proporciona experiências que permeiam o conhecimento para crianças e adultos de todas as idades. Seu espaço infantil foca em estimular a imaginação das crianças e incentivar o aprendizado de maneira criativa. O projeto proporciona atividades voltadas para o desenvolvimento da primeira infância e demais faixas etárias infantis a partir do uso de tecnologias que facilitam o aprendizado através da interatividade. A Bienal também conta com ações nas escolas, levando autores renomados para dentro delas, e visitação escolar. É realizada no Rio de Janeiro/RJ e por meio virtual.

Bienalzinha, da Bienal do Livro de Pernambuco (PE)

Vox Produções

A Bienalzinha é um reconhecido segmento dentro da Bienal do Livro de Pernambuco. Com a proposta de oferecer uma experiência sensorial, lúdica e divertida, a Bienalzinha visa despertar a curiosidade e o interesse das crianças pelo mundo mágico da leitura. Realiza contação de histórias, ambiente adaptado, oficinas e ampla variedade e formatos de atrações. Acontece em Recife e em ações virtuais.

Feira do Livro de Porto Alegre (RS)

Câmara Rio-Grandense do Livro

Evento tradicional da cena cultural de Porto Alegre e de repercussão nacional, possui grande diversidade de atividades. A programação da Área Infantil e Juvenil constará de encontros com autores, contações de histórias, espetáculos, intervenções poéticas, oficinas e exposições. A programação destinada aos professores, bibliotecários, pais e outros mediadores da leitura será integrada por seminários, encontros, saraus, bate-papos e oficinas. Além disto, serão oferecidos espaços/momentos de interação com crianças, mediados pela leitura de literatura infantil, com destaque para a poesia, no que tem de mais potente: afeto, experiência estética e linguagem. A Feira acontece em Porto Alegre e por meio digital.

Feira Literária de Pirenópolis (GO)

Casa de Autores

A FLIPIRI é um evento reconhecido por sua qualidade, realizado na cidade histórica de Pirenópolis, Goiás. Contém segmento totalmente voltado para primeira infância, com bebeteca, teatro e oficina. Há previsão de autores de relevância, programação destinada a gestantes, oficinas para educadores infantis, oficinas de brinquedos, contação de histórias, e bate papo com autores de livros infantis. Contará também com ações virtuais.

FIL Festival – edição “A experiência da literatura” (projeto virtual)

Saci Produções

A experiência da literatura é um edição especial do FIL – Festival Internacional de Linguagens, evento de multilinguagem voltado para a literatura infantil. Propõe ações originais e inovadoras em 8 eixos definidos para a Primeira Infância, com letramento literário através de imagens, curadoria de coleções de livros totalmente voltadas a esse segmento, ópera infantil, contação de histórias, dentre outras atividades. Será totalmente digital a partir de diversas cidades e propõe suas ações em duas temporadas.

Fliminha, da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (MG-SP)

Ufa Mulufa

A Fliminha é o segmento infantil da FLIMA e desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro. Conta com uma programação que traz nomes relevantes do cenário literário e cultural, direcionada não só ao público infantil, mas também à formação de profissionais e cuidadores, que possuem grande impacto na formação de crianças na primeira infância. O projeto prevê iniciativas junto à rede pública de educação em sete cidades da região da serra da Mantiqueira: Campos do Jordão/SP, Gonçalves/MG, Monteiro Lobato/SP, Paraisópolis/MG, Santo Antônio do Pinhal/SP, São Bento do Sapucaí/SP e Sapucaí Mirim/MG. Também oferece atividades online.

Flimo – Festa Literária de Morretes (PR)

Gloriosa Produção Cultural

Evento literário que tem como premissa promover a conexão entre diferentes públicos e os diversos formatos e linguagens que envolvem a escrita, a palavra e a literatura. Ela acontece em Morretes/PR, impactando também Curitiba e a região de seu entorno. A programação infantil, nomeada Orelha, desenvolve em co-criação um laboratório livre com a participação das crianças, além de ações como contação de histórias, brincadeiras, ateliê gráfico livre, oficinas criativas e a disponibilização de biblioteca. A Flimo também oferece atividade em escola e biblioteca móvel para os locais mais distantes, assim como atividades em meio virtual.

Flipinha: A Flip das crianças, suas famílias e educadores (Paraty-RJ)

Associação Casa Azul

O projeto tem em vista a realização da Flipinha, programação infantil da Flip. Desenvolverá ações voltadas diretamente à primeira infância e para professores, mediadores e pais, que atingem as crianças de até 6 anos por extensão. Haverá mesas voltadas para as crianças explorando o aspecto lúdico da leitura, mesas para os pais e professores com o papel da mediação de leitura; conteúdo criado pelas crianças em sala de aula, para os encontros com os autores durante o evento; além de contato do público infantil com o processo de produção do livro. Conta também com programa de formação de mediadores de leitura, específico para a primeira infância. O projeto acontece em Paraty/RJ e por meio de ações virtuais.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo