NotíciasRio Grande do Sul

Em Caxias é aberta a Farmácia Regional Cruzeiro, na UBS do bairro

A Administração Pública de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), inaugurou nesta terça-feira (18/05) a Farmácia Regional Cruzeiro, que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro. Esta é a terceira Farmácia Regional em operação: além do Cruzeiro, o serviço funciona nas Unidades Esplanada e Fátima Alta.

Na Farmácia Regional, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode retirar os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (de competência do município), especialmente aqueles sujeitos a controle especial, pertencentes à Portaria 344/98, cuja receita fica retida na Farmácia. Além disso, a Farmácia fornece outros medicamentos e insumos com critérios específicos de fornecimento na rede municipal, que não estão disponíveis nas UBSs, e presta orientação farmacêutica.

“Nós assumimos um compromisso de criar quatro Centros regionalizados de saúde e o Cruzeiro é nosso projeto-piloto. Com a abertura dessa Farmácia Regional a comunidade vai poder retirar medicamentos aqui e assim vamos ajudar a diminuir as filas no Centro Especializado de Saúde. Nós temos essa preocupação muito grande não só com a saúde, mas com o alcance social que podemos proporcionar”, destaca o prefeito Adiló Didomenico.

Fotos: João Pedro Bressan/PMCS

“Além do horário estendido, que era uma demanda antiga da região Cruzeiro e está em operação desde março, agora a Farmácia Regional abre para ampliar a oferta de serviços e contribuir para descentralizar a assistência à saúde. Com o empenho de todas as equipes, montamos a estrutura da farmácia que agora está entregue à comunidade”, completa a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi.

A vice-prefeita, Paula Ioris, também esteve presente na abertura da farmácia.

A Farmácia Regional Cruzeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min.

Para ter acesso aos medicamentos é necessário:

  • Possuir Cartão SUS de Caxias do Sul;
  • Apresentar receita médica e/ou odontológica emitida nos serviços sob gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ou conveniados;
  • Apresentar Cartão SUS ou documento de identidade do paciente (sempre);
  • A retirada de medicamentos controlados somente pode ser feita por maiores de 18 anos, que devem apresentar, obrigatoriamente, documento de identidade de quem está retirando.

As três Farmácias Regionais:

Farmácia Regional Cruzeiro – UBS Cruzeiro
Endereço: Av. Hércules, 1917 – Cruzeiro
Telefone: (54) 3901-1211
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min.

Farmácia Regional Esplanada – UBS Esplanada
Endereço: Avenida Bom Pastor, nº 2.225
Telefone: (54) 3901.8943
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min.

Farmácia Regional Fátima Alta – UBS Fátima Alta
Endereço: Rua Isabel Pezzi, nº 395 – Nossa Senhora de Fátima
Telefone: (54) 3901.2295
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h.

Botão Voltar ao topo