Rio Grande do SulVariedades

Semana da Cultura e de Arte Italiana, em Bento Gonaçalves

Evento online ocorre nesta terça-feira, às 20h e conta com live sobre Histórias em Quadrinhos de imigração italiana

Nesta terça-feira, 18, a 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana apresenta, às 20h, por meio da página da rede social do Facebook do evento, a live HQ na Arte e Cultura Vêneta Regional. A atividade virtual irá apresentar a HQ I Fioli de la Nostra Tera (Os Filhos da Nossa Terra) que conta a trajetória de uma família de personagens de colonos Italianos Vênetos, que partem da região norte da Itália em busca de uma vida melhor no Brasil, durante o século XIX. A obra é de autoria da designer/ilustradora e cartunista catarinense, natural de Concórdia, Cidiane Guisso.

A obra possui semelhanças com o processo de colonização em Bento Gonçalves de uma terra prometida, mas, ao chegarem, encontram a mata fechada e enfrentaram diversos desafios para sobreviver e criar raízes. De caráter cultural e histórico, destaca-se a tradução do texto para a Língua Vêneta Brasileira Talian, língua mãe trazida pelos os imigrantes Italianos ao Brasil no século XIX.

Cidiane ressalta o ineditismo do empreendimento “é a primeira História em Quadrinhos em Vêneto Brasileiro Talian, que valoriza a Língua Vêneta Brasileira Talian e os aspectos culturais que ainda se mantém vivos pelos descendentes Italianos que vivem nas comunidades rurais no sul do Brasil”. A HQ I Fioli de la Nostra Tera (Os Filhos da Nossa Terra) é composta por seis personagens e contém 92 páginas.

A live vai contar com a participação do quadrinista Douglas Garcia Dias que participou de uma obra que aborda a imigração italiana. De autoria de Gilmar e Fabiane Sassi Caio, intitulada Giovanella e Bartoldo em Terra à Vista (lançada em 2012), tem ponto de partida análoga a história conta a aventura de dois gatinhos que viajam da Itália para o Brasil, dentro da mala do nono e da nona. Chegando aqui acreditam encontrar fartura e grande sorte, mas são surpreendidos.

Para mais informações sobre a Histórias em Quadrinhos I Fioli de la Nostra Tera (Os Filhos da Nossa Terra), acesse a página oficial das redes sociais Facebook e Instagram, @ifiolidelanostratera e instagram, ou da autora @cidianeguissoart.

A 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, da Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública Castro Alves, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, ANEA – Brasil, Família Trentina Santo Antão, Caminhos de Faria Lemos, Aprovale, Associação Caminhos de Pedra, Fenavinho e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH).

Botão Voltar ao topo