AgronegócioRio Grande do SulSanta Catarina

Cabanhas de SC são as novidades na avaliação por ultrassonografia de bovinos Devon

Exames são realizados em animais nascidos em 2019 avaliados pelo Promebo

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) promove avaliações de carcaça por ultrassom em animais avaliados pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO). Os exames, em machos e fêmeas da geração 2019, são realizados pelo professor Jaime Tarouco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 11 criatórios, sendo quatro de Santa Catarina e outros sete do Rio Grande do Sul.

“O Programa de Fomento à Ultrassonografia de Carcaça é um incentivo aos associados, aprimorando o trabalho de melhoramento contínuo do rebanho Devon. Essas avaliações visam a produção de carne com maior rendimento e mais qualidade, atendendo à demanda do mercado de carnes premium. A ABCDB está atenta, todos os associados podem participar”, afirma a presidente da entidade, Simone Bianchini.

Fotos: Divulgação / ABCDB

Jaime Tarouco explica que o exame é um instrumento importante na seleção de exemplares. “A avaliação de ultrassom busca por animais superiores, em mérito genético de carcaça e qualidade de carne. É uma sintonia fina nos dados de composição corporal e carcaça”, detalha o zootecnista. Todos os dados são enviados à Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), coordenadora do Promebo, para a geração de Diferença Esperada na Progênie (DEP).

Para o diretor técnico da ABCDB, Lucas Hax, as DEPs possibilitam a identificação desses animais superiores. “As informações destacam os exemplares com maior potencial de gerar produtos com maior rendimento de carne na desossa, maior facilidade de acabamento e melhor qualidade de carne. Além disso, é gerado o índice bioeconômico de carcaça da raça Devon, que vai monetizar o efeito melhorador desses animais nos novilhos. Esse índice é importante porque torna mais claro o retorno financeiro do ganho genético que o reprodutor agrega à sua progênie”, explica.

Os animais avaliados são da Cabanha Gralha Azul, de Fraiburgo, Cabanha Colina, de São José do Cerrito, Fazenda Santa Maria e Cabanha São Luiz, de Lages, todas de Santa Catarina. Entre os criatórios gaúchos, estão a Fazenda Palmeira, de Camaquã, Fazenda São Valentin, de Nova Prata, Estância da Pedreira, de Dom Pedrito, Cabanha Santa Alice, de Santa Maria, Cabanha Saudade, de São Gabriel e Cabanha Santa Lucia, de André da Rocha.

Outras informações sobre o Programa de Fomento à Ultrassonografia de carcaça podem ser obtidas no site www.devon.org.br

Botão Voltar ao topo