Rio Grande do Sul

Rio Grande segue com campanha para doação ao Banco de Leite do HU-Furg

Na Semana Nacional da Doação de Leite Humana, foi manifestada pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da

A Secretaria de Saúde de Rio Grande reforça a necessidade de um maior número de doações ao Banco de Leite Humano (BLH) do HU-Furg. Os estoques do Banco estão baixos, o que não permite a alimentação correta de vários bebês internados. Um dos fatores para a diminuição nas doações foi a pandemia da Covid-19.

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Furg, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está conseguindo disponibilizar o leite humano para atender parte dos prematuros internados na UTI Neonatal. O leite doado ao HU-Furg alimenta bebês prematuros, de baixo peso ou que estão em tratamento de patologias diversas.

Mas a pandemia da Covid-19 foi um dos fatores que agravou as doações. Conforme a assessoria do HU-Furg, desde o início da pandemia o Hospital registra uma queda na doação de leite, arrecadando uma média mensal de 20 litros por mês, mas a demanda é a mesma. “Para atender o HU, seria necessário recebermos cerca de 80 litros de leite por mês”, afirma a nutricionista e coordenadora do BLH, Grace Santos.

Na falta do leite humano, as crianças internadas são alimentadas com fórmula infantil, o que não é ideal, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). O Ministério incentiva a amamentação por garantir o crescimento e o desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida.

Quem pode doar

Podem ser doadoras de leite, as mulheres que estejam amamentando e tenham a carteira de pré-natal ou exames recentes. As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite no HU-Furg, diariamente (inclusive domingos e feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. As coletas em casa podem ser agendadas pelo telefone (53) 3233.8880 – as mães devem seguir as orientações dadas pela equipe responsável pelo BLH.

Teleamamentação

O BLH disponibiliza o Teleamamentação, serviço que pode ser acessado pelo número (53) 99947.3732 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Durante esse horário, as mães podem mandar mensagens, fazer chamadas ou, até mesmo, videochamadas, podendo utilizar o WhatsApp. O atendimento é realizado pelos profissionais do BLH que esclarecem e orientam as mães. Pelo Teleamamentação também é possível fazer o cadastro para doação de leite, bem como, agendar a visita da equipe do Banco de Leite.

Botão Voltar ao topo