NotíciasRio Grande do Sul

Escola Pública de Trânsito desenvolve atividades do Maio Amarelo em quartel de Caxias do Sul

Ações teóricas e práticas aconteceram nesta terça-feira no 3º GAAAe

Nesta terça-feira (25/05), a Escola Pública de Trânsito (EPT) deu continuidade às ações previstas na programação do Maio Amarelo em 2021, através de atividades teórico-práticas junto ao 3º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro (3º GAAAe), cujo quartel está sediado em Caxias do Sul desde 1923. O gerente da EPT, Joelson Queiroz, participa do Estágio de Prevenção de Acidentes de Motocicletas (EPAM), como instrutor, pelo quarto ano seguido. Ao todo, 46 militares prestigiaram a atividade, que contou com participação do fiscal de trânsito Joel Onofre Teixeira Portela.

O EPAM é um programa instituído pelo 3º GAAAe. Ele é realizado anualmente e é obrigatório para os militares possuidores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motocicletas. O objetivo principal é a conscientização e prevenção de acidentes, além de priorizar técnicas de direção defensiva. De acordo com o tenente-coronel Alan de Paiva Carvalho, a presença da Escola Pública de Trânsito é positiva para a atividade. “Enfatizo a importância da capacitação dos militares motociclistas como forma de educação e respeito entre todas as pessoas que estão no trânsito diariamente”, apontou o atual Comandante do 3º GAAAe.

Conforme Queiroz, o balanço da atividade é positivo. “A Escola Pública de Trânsito promove ações de conscientização para pilotagem segura. Hoje, desenvolvemos atividades teórico-práticas para que os militares aumentem a segurança ao pilotar no dia a dia. Foram abordados assuntos como o uso obrigatório do capacete, técnicas para pilotagem em condições climáticas adversas, manutenção preventiva e causas de acidentabilidade. A atividade foi positiva, com participação dos militares que estavam envolvidos”, atestou Queiroz.

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, instaurada desde 2014, por meio de resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2021, devido à pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) promove ações virtuais e com distanciamento. Em 2021, o tema é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.

Botão Voltar ao topo