Pesquisa realizada pela Boa Vista, parceira de negócios da CDL POA no Rio Grande do Sul, constatou que sete em cada 10 consumidores acreditam em uma retomada econômica apenas após 2021. Ainda é baixa a concordância de que a economia brasileira possa se recuperar ainda neste ano. Apenas 9% dos consumidores concordam totalmente com essa hipótese, enquanto outros 20% concordam parcialmente com a retomada ainda este ano. Enquanto isso, 31% dos respondentes discordam totalmente dessa possibilidade, e outros 40% “mais discordam do que concordam” com ela – chegando a 71% de descrentes.
“As pesquisas que capturam o sentimento das famílias sobre os rumos da economia representam uma importante ferramenta para a construção de cenários”, aponta o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank. Segundo ele, leituras negativas a respeito da trajetória futura da renda e do emprego acabam por reduzir o ímpeto dos gastos com bens e serviços hoje, o que diminui a força da retomada.
A Boa Vista conclui também que há grande expectativa por parte dos consumidores no avanço da vacinação e em uma maior oferta de empregos. Cerca de 40% dos consumidores entrevistados consideram o avanço do programa de vacinação uma medida governamental fundamental para alavancar a economia do País. Já 26% acreditam na importância de uma maior oferta de emprego, enquanto 19% defendem menor carga tributária para as empresas. Um percentual de 5% destacam a necessidade de benefícios e programas do governo federal que facilitem o acesso ao crédito. Apenas 3% dos respondentes apontam o investimento em educação como uma saída para a crise.
Parar Frank, “o equacionamento do problema sanitário, relacionado à COVID-19, e a agenda de reformas modernizantes são as únicas alternativas que poderão gerar crescimento sustentado no médio e longo prazos”.
Na mesma linha, o economista da Boa Vista, Flavio Calife, opina que “o mercado está ciente de que o único caminho para uma retomada da economia é a vacinação em massa, que vai permitir a livre circulação e consequentemente mais oportunidades. A partir dessa normalização na sociedade, a tendência é de que questões como desemprego e endividamento sejam atenuadas”.
A pesquisa da Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, realizadas entre 15 e 27 de abril, com consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista, bem como consumidores do mercado em geral. Contou com a participação de aproximadamente 500 respondentes, considerando homens e mulheres representantes das diferentes classes sociais e regiões do País. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.