Publicidade
NegóciosSanta Catarina

FCDL/SC lança projeto “Assine on-line” para eliminar papel em processos diários

A estimativa de economia anual, só com papel, é de 15 mil folhas

Com o objetivo de eliminar o uso de papel nos processos diários, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) deu início ao projeto “Assine On-line”. Com a adoção da ferramenta, elimina-se a necessidade de impressão do contrato, assinaturas físicas e armazenamento de documentos nos arquivos físicos das CDLs. O primeiro procedimento que usará este método será a contratação da Garantia do SPC Crediário.

O coordenador de TI Desenvolvimento, Deoclides Quevedo Júnior, explica que a ferramenta de assinatura on-line torna o processo de contratação da garantia, por parte do associado, totalmente digital, sem a necessidade de impressão física do contrato. “Nosso objetivo em breve é que todo o processo do sistema SISPC que exija alguma assinatura, seja integrado com a plataforma. Isto possibilitará zerar a necessidade de impressão de contratos e termos que necessitem de assinatura da CDL ou de seus associados”, acrescenta.

O projeto está dividido em três fases de implantação: na primeira, ocorre a integração do SISPC com a plataforma de assinatura; na segunda, a plataforma é disponibilizada de forma gratuita às CDLs catarinenses; e na terceira, o recurso será liberado aos associados das CDLs no formato de serviço por assinatura. Inicialmente serão integrados mais de 10 processos da FCDL/SC com as CDLs e/ou associados. A estimativa de economia anual, só com papel, é de aproximadamente 15 mil folhas. Além do custo com o papel, haverá ainda a redução de custos com tinta/toner, armazenamento em arquivos e correios. Para processos das CDLs, que não estejam integrados ao SISPC, haverá uma plataforma web.

Validade jurídica

As assinaturas eletrônicas possuem validade jurídica, desde que as partes estejam de acordo em usá-las. Elas são comprovadas juridicamente através do uso de sistemas que fazem a coleta de uma série de evidências – como geolocalização, endereço IP do computador, e-mail, SMS de confirmação, fotografia ou um desenho da assinatura manuscrita. “Esse conjunto de informações serve como evidência probatória do processo de geração da assinatura. O “Assine On-line” possui todos estes mecanismos de segurança à disposição”, esclarece o procurador jurídico da FCDL/SC, Rodrigo Titericz.

“A ferramenta vem consolidar o papel e a vocação da FCDL/SC em ser uma entidade voltada para soluções de tecnologia. Começou com o birô de crédito, passou pelo Certificado Digital, e agora pela eliminação do papel e modernização em nossos processos”, ressalta o gerente comercial da Federação, Valdemir Manoel da Silva.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo