Agronegócio

Carne Angus Certificada tem novos parceiros no Paraná

O Programa Carne Angus Certificada abriu o leque de parceiros certificados no Paraná. Agora, as unidades frigoríficas do Grupo Argus, de São José dos Pinhais, e da Padrão Beef Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Carnes, de Cascavel, também produzem cortes Angus certificados, ampliação que deve elevar a oferta no mercado local em 40%. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, a meta é fomentar com força a produção de Angus na região, um estado estratégico para a raça. “Temos importantes criatórios no Paraná e novos parceiros só vêm somar a esse mercado tão promissor”, frisou. Até então, apenas a Cooperaliança produzia cortes Angus certificados em solo paranaense.

O Grupo Argus estima movimentar inicialmente 5,4 mil toneladas de Carne Angus Certificada/ano, quantia que deve representar cerca de 20% da produção anual do frigorífico, atualmente em 25 mil toneladas. A planta tem capacidade de abate de 400 cabeças/dia. Segundo Luiz Carlos Tiossi, CEO do Grupo Argus, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e parcerias como essa se tornam ainda mais importantes para agregar valor à empresa que tem 68 anos de mercado. “Quando um frigorífico tem uma certificação garante que tem o que é de melhor”, afirmou. Antes de começarem oficialmente os abates e a certificação na unidade de São José dos Pinhais, o Argus abatia em parceria com a Cooperaliança. A expectativa de Tiossi é de que, com o tempo, a participação da Angus nos abates venha a aumentar.

Fotos: Laryssa Schslarski

Novidades que também chegam a Cascavel. Com capacidade de abate de 1.300 animais/mês, a Padrão Beef projeta que a Angus abocanhe 60% da produção mensal, que atualmente é de mil cabeças. A cooperativa opera com aproximadamente cem fornecedores de exemplares de raças britânicas. Segundo Lindonez José Rizzotto, presidente da Padrão Beef, a unidade passou a estampar a chancela da Associação Brasileira de Angus no início de junho e, agora, disponibilizará a mercados e casas de carne do Estado todos os cortes de Carne Angus Certificada. Para ele, a parceria com a Angus é de extrema importância no mercado de carne de alta qualidade. “A Angus conseguiu um lugar muito visível nesse mercado”, acrescentou.

A gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, comemora as novas parcerias e destaca que os frigoríficos irão somar na distribuição de Carne Angus Certificada aos paranaenses. “Estamos muito contentes com a chegada do Argus e da Padrão Beef ao Programa. Acreditamos que a expansão do Carne Angus Certificada no país é resultado de um trabalho que é feito com dedicação e responsabilidade dentro dos frigoríficos e que reflete em uma carne de qualidade, reconhecida e demandada pelo consumidor”, afirmou, lembrando do esforço dos técnicos que trabalham todos os dias certificando a carne Angus em frigoríficos de Sul a Norte do país.

O Programa Carne Angus Certificada atua hoje em 11 estados. Ao todo são 40 unidades de 22 empresas parceiras. Em 2020, o Programa certificou 403 mil animais.

Botão Voltar ao topo