Rio Grande do Sul

Gramado dá início a sua film commission para promover a indústria do cinema

Com o objetivo de atrair e facilitar a produção audiovisual em Gramado, fomentar o mercado local e desenvolver a indústria do cinema no município, a Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, começou a trabalhar na elaboração da Gramado Film Commission.

Funcionando com três pilares centrais: atração de produções audiovisuais; facilitação dos trâmites burocráticos e licenças para gravações; fomento ao mercado do audiovisual local, a Gramado Film Commission se propõe a ser um agente transformador da produção audiovisual em Gramado, cidade que já é famosa por seu Festival de Cinema.

Duas reuniões de apresentação do projeto já foram realizadas e capitaneadas pela Secretaria da Cultura de Gramado. A primeira delas foi destinada a todas as secretarias e órgãos municipais que devem participar da Gramado Film Commission. A outra, realizada na tarde da última terça-feira, 22 de junho, contou com a presença de representantes das entidades que atuarão como parceiras do projeto.

“A demanda por streaming tem fortalecido demais o mercado do audiovisual. Com grandes players adquirindo produções do mundo todo, houve um aquecimento importante no segmento e, tão logo a pandemia reduzir seu impacto social, deve haver uma grande demanda reprimida de produções a serem rodadas no Brasil. Cidades que já possuírem suas film commission certamente sairão na frente na captação dessas produções que, além potencializarem destinos turísticos, ainda gerarão receita aos cofres públicos”, avalia o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.

O próximo passo da elaboração da Gramado FC é formar um grupo de trabalho que será responsável pelo desenvolvimento completo da entidade. Farão parte do grupo, além de diversas Secretarias Municipais, Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur/Serra Gaúcha), Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Conselho Municipal de Política Cultural, Museu do Festival de Cinema e Conselho Municipal da Publicidade e da Propaganda de Gramado (COMPRUG).

O que é uma Film Commission

Uma comissão fílmica (ou film commission, em inglês) é uma organização, normalmente estatal ou paraestatal, que se dedica a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais no seu local de atuação.

Film Commissions têm dois objetivos fundamentais: atrair produções audiovisuais, e apoiar o trabalho de produtores de todos os formatos de conteúdo audiovisual (filmes, séries de televisão, documentários, publicidade, etc.) nas filmagens ou photoshoots em uma determinada localidade, realizando a interface entre os produtores e as instâncias governamentais e privadas da região.

Botão Voltar ao topo