NegóciosSanta Catarina

Brusque é a cidade da região da Foz do Itajaí com menor tempo de abertura de empresas

O município ocupa a segunda colocação no ranking do estado de Santa Catarina e é o único da Foz a aparecer na lista.

Brusque/SC – O Sebrae/SC divulgou um ranking em que elencou os dez municípios catarinenses participantes do Programa Cidade Empreendedora que são mais ágeis no processo de abertura de empresas em Santa Catarina. Os dados são do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, referentes ao mês de abril e consideram a consulta de viabilidade e o registro do CNPJ. O município de Brusque é o único da região da Foz do Itajaí que aparece na lista, ocupando a segunda colocação com tempo médio de 13,57 horas. A cidade fica atrás apenas de Pinhalzinho, no Oeste, com tempo médio de 2,76 horas.

Completam a lista os municípios de Monte Castelo, Maravilha, São Domingos, Florianópolis, Urupema, São Martinho, São Carlos e Criciúma. A capital catarinense, conforme os dados divulgados pelo Mapa de Empresas foi a mais rápida do país no processo de abertura de empresas. Todos os municípios, com exceção de Urupema, que iniciou a parceria neste ano, participam há mais de um ano do Programa Cidade Empreendedora, que tem como um dos eixos prioritários de atuação a desburocratização.

“Com o processo de simplificação, o número de empresas formalizadas aumentou, consequentemente gerando um aumento na arrecadação dos municípios. Todos os municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora trabalharam a aplicação da lei de liberdade econômica. Dando boa-fé à palavra do empreendedor, instituíram a tabela de grau de risco, dispensando o alvará e licença às atividades de baixo risco, e simplificando o processo de abertura de empresas, valorizando o empresário catarinense. Esses resultados expressivos são reflexo de um trabalho conjunto entre o Sebrae, as prefeituras e as instituições parceiras”, afirma o gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora, Fabio Búrigo Zanuzzi.

Segundo o Gerente Regional do Sebrae da Foz do Itajaí, Alcides Sgrott Filho, a região trabalha arduamente para desburocratizar os processos de abertura de empresa. “O munícipio de Brusque é uma das cidades que mais cresce e se desenvolve economicamente na região da Foz. Esse resultado é fruto de um trabalho em conjunto do Sebrae e da Prefeitura, que não mede esforços para se adequar à lei da liberdade econômica e assim facilitar a abertura de novos negócios. Por isso, a cidade é referência na nossa região e se torna uma cidade cada vez mais próspera”, ressalta.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Ele conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. Além dessa base, que é comum a todos que aderirem ao programa, o município poderá escolher entre as mais de 70 soluções disponíveis quais deseja executar, organizadas em 11 verticais estratégicas: Cidade Líder, Cidade Confiável, Cidade Agro, Cidade Mulher, Cidade Comunicativa, Cidade Educadora, Cidade Sustentável, Cidade de Negócios, Cidade Turística, Cidade Criativa e Cidade 4.0.

Confira o ranking e total de horas de cada cidade:

1º Pinhalzinho/SC – 2,76 horas
2º Brusque/SC – 13,57 horas
3º Monte Castelo/SC – 19,30 horas
4º Maravilha/SC – 26,50 horas
5º São Domingos/SC – 27,23 horas
6º Florianópolis/SC – 27,66 horas
7º Urupema/SC – 40,17 horas
8º São Martinho/SC – 40,95 horas
9º São Carlos/SC – 43,49 horas
10º Criciúma/SC – 44,77 horas

Botão Voltar ao topo