Serra Gaúcha

Nova Petrópolis: ACINP convida Secretário Busatto para debater projeto de Concessão da ERS-235

Representante do Governo do Estado esteve em Nova Petrópolis na tarde desta terça-feira

O plano de concessão de rodovias estaduais foi pauta de reunião realizada no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis na tarde do dia 6 de julho. Por entender a importância da discussão para Nova Petrópolis e região, a ACINP convidou o Secretário Estadual de parcerias, Leonardo Busatto, para dialogar com o poder público, comunidade empresarial e lideranças da região.

O debate foi conduzido pelo Presidente da entidade, Marcos Alexandre Streck e pelo chefe do Executivo Municipal de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

Durante quase duas horas, o Secretário falou sobre o projeto e ouviu as lideranças de Nova Petrópolis e região. De acordo com a proposta inicial do Governo do Estado, o trecho da ERS-235 entre Nova Petrópolis e Gramado seria duplicado entre o sexto e o décimo ano do contrato. Outras estradas da região receberiam obras a partir do terceiro ano.

O Governo do Estado prevê investimento de R$ 407 milhões para a ERS-235 durante os 30 anos do contrato de concessão. A principal obra prevista no projeto é duplicação total do trecho de 32 quilômetros entre Nova Petrópolis e Gramado. No entanto, Leonardo Busatto informou que a comunidade local tem a prerrogativa de decidir quais investimentos deseja receber.

Para Busatto, a duplicação, como está prevista, seria naquele formato com as duas pistas separadas por uma vala ou um muro, o que realmente pode impactar bastante a realidade local. “Entretanto, como o edital de concessão das estradas ainda está em fase de elaboração e debates, me prontifico a receber propostas de alterações para o trecho de Nova Petrópolis”, sinalizou o secretário.

Antes da apresentação formal ao Governo do Estado, o tema será avaliado no Município. Uma reunião com representantes de entidades e o Poder Público foi agendada para a quinta-feira, 15 de julho, no Plenarinho da ACINP.

Para o prefeito Jorge Darlei Wolf, o trecho de Nova Petrópolis necessita de investimentos importantes antes do sexto ano de concessão. “Por isso, em conjunto com a ACINP e lideranças locais seguiremos a discussão nas próximas semanas, com novas reuniões em Nova Petrópolis e apresentação formal de demandas ao Governo do Estado” afirmou Darlei.

Para o Presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck, é papel da entidade articular discussões para temas que impactam diretamente na nossa cidade e na comunidade empresarial. “Por isso, convidamos o Secretário Busatto para vir a Nova Petrópolis discutir o projeto com o poder público e lideranças da região. Precisamos seguir dialogando de forma coletiva para apresentar pontos estratégicos que valorizem o trajeto e sejam incluídos no projeto de concessão”, justificou Streck.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo