Cidades do RSRio Grande do Sul

Recicladora de Esteio recebe prêmio Luva de Prata

A integrante da Cooperativa dos Trabalhadores Recicladores de Esteio (Cootre) Franciele dos Santos Cardoso foi eleita por seus colegas para receber o prêmio Luva de Prata Luiz Carlos Prestes Ramos 2021. A entrega do reconhecimento à recicladora destaque do ano foi realizada no fim da tarde dessa quarta-feira (7), na sede da cooperativa, pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Costella, e de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Ourique, acompanhados pelo presidente da Cootre, Paulo César Soares da Cruz. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente esteiense.

Franciele ingressou na cooperativa há três anos e participou de capacitações sobre cooperativismo, promovida pela Unilasalle, e de empoderamento de catadoras. Atualmente está participando de formação de lideranças e gestores do projeto Ser+ da Braskem. Além do troféu, ela recebeu um voucher da Farmácias São João no valor de R$ 300 para compras nas unidades da empresa.

Prêmio Luva de Prata

O prêmio Luva de Prata Luiz Carlos Prestes Ramos foi criado pela Lei Municipal nº 6.956/2018, que instituiu 7 de junho como o Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis, pela importância deles na sustentabilidade e na preservação ambiental.

O nome da premiação foi instituído por decreto municipal em dezembro de 2020, em homenagem ao ex-coordenador municipal de Políticas Ambientais da então Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luiz Ramos, que faleceu em 25 de novembro do ano passado. Durante sua gestão, ele colaborou para a criação do reconhecimento aos catadores.

Botão Voltar ao topo