Rio Grande do Sul

Rota Caminho dos Tropeiros será lançada em Bom Jesus

Quase trezentos anos de história devem se tornar, a partir desta quinta-feira (15), um novo roteiro turístico no Rio Grande do Sul. A Rota Caminho dos Tropeiros será lançada em Bom Jesus, pelo secretário de Turismo, Ronaldo Santini e autoridades locais, às 19h.

Os corredores dos tropeiros, que existem desde o início do século XVIII, tiveram no Passo de Santa Vitória, que pertence a Bom Jesus, um ponto de encontro, de negócios e de troca de informações. “Em Passo de Santa Vitória as pessoas buscavam notícias, alimentos e outras mercadorias e, em 1724, o governo instalou um escritório para a cobrança de impostos”, conta a secretária de Turismo de Bom Jesus, Adriana Varella. Este escritório funcionou até a década de 1950 e as ruínas ainda são encontradas na localidade. O caminho dos tropeiros era a rota que os comerciantes usavam para atravessar do Uruguai e Argentina, passando por solo gaúcho, cruzando Santa Catarina e Paraná até chegar a Sorocaba (SP). “Isso também proporcionou muitas trocas culturais e econômicas, era um centro na época”, completa Adriana.

Com o lançamento oficial da rota, o secretário Ronaldo Santini acredita que será possível expandir as atividades econômicas do município e levar mais cultura e lazer para visitantes de diferentes partes do país. Bom Jesus já recebe eventos como o Seminário Nacional do Tropeirismo, que acontece há 20 anos, e possui atrações como passeios e cavalgadas, gastronomia e pousada, “A história gaúcha é riquíssima e vivenciar essa experiência que mostra quanto nosso estado foi importante para o desenvolvimento nacional é importante para a comunidade de Bom Jesus e para quem passa por ali”. Para a secretária Adriana Varella, “a atenção da Setur e do governo gaúcho para essa iniciativa mostra a importância e o valor deste pedaço da história”.

O lançamento da Rota Caminhos dos Tropeiros será transmitido pelo Facebook da Prefeitura de Bom Jesus a partir das 19h, www.facebook.com/pmbomjesusrs

 

Botão Voltar ao topo