Santa Catarina

Florianópolis adota tecnologia brasileira para gerenciamento do transporte coletivo

Entre as informações, o Painel Trancity informa, em tempo real, a velocidade dos cerca de 600* ônibus nas principais vias de acesso na capital catarinense, que chegam a transportar o equivalente 150 mil passageiros por dia

Florianópolis /SC – A green4T, empresa de soluções de tecnologia e infraestrutura digital, disponibilizou à prefeitura de Florianópolis, em período de teste, o acesso ao painel Trancity, desenvolvido pela Scipopulis, para gestão das frotas de ônibus e gerenciamento do trânsito na cidade. O painel vem sendo utilizado desde meados de 2020 e auxilia o planejamento da mobilidade diária de cerca de 600* ônibus ao dia na capital catarinense.

O monitoramento com o painel Trancity permite obter, em tempo real, informações sobre a velocidade média do transporte coletivo, segmentada por corredores, rotas, linhas e áreas geográficas, além de monitorar a quantidade de veículos e viagens. As áreas monitoradas se concentram nas principais vias e pontos estratégicos da cidade, como Av. Beira Mar, Ponte Hercílio Luz e até o terminal do Centro de Florianópolis, além de outros acessos.

“Nosso objetivo é ajudar no desenvolvimento de cidades mais inteligentes e o Painel Trancity foi criado para aproveitar dados que já são gerados, e precisam ser aproveitados como melhor caminho para tomada de decisão em prol da população. Em Florianópolis, por exemplo, envolve a locomoção de 150 mil passageiros ao dia”, destaca Roberto Speicys, CEO da Scipopulis. E complementa. “Governos em todo o Brasil, incluindo Florianópolis, têm integrado a tecnologia na gestão dos serviços públicos e isso resultará em um melhor atendimento às necessidades do cidadão.”

Com o painel Trancity, a prefeitura pode definir “pontos virtuais” a cada 300m para obtenção da velocidade média ao longo de todo trajeto dos coletivos, identificando variações com maior precisão. Isso é particularmente importante para as linhas que contornam a ilha e percorrem longos trechos sem pontos de parada fixos. Com isso é possível saber com precisão os locais de gargalo do transporte público na ilha e modificar trajetos ou a organização das vias para que os ônibus ganhem em desempenho.

*Dados de monitoramento em momento regulares fora do período de pandemia

Painel Trancity

Desenvolvido com tecnologia brasileira pela Scipopulis, o painel conta com uma plataforma web para tornar a gestão dos sistemas de ônibus mais inteligente. Um software em nuvem cruza os diversos dados fornecidos pela prefeitura para oferecer um panorama de cada linha, incluindo velocidade média, dados e emissões de poluentes, além da oferta e demanda de ônibus. Com base na análise dessas informações e aprendizado de máquina, o painel Trancity gera informações sobre o sistema de ônibus do Município, permitindo ajustes rápidos e mais efetivos.

O monitoramento é realizado em tempo real, e os dados coletados são organizados em relatórios horários ou diários, de acordo com os critérios de análise. Isso permite, por exemplo, o ajuste da quantidade de coletivos em circulação para atender a demanda específica de cada horário, aumentando a frota nos horários de pico e reduzindo o número de veículos nos horários de menor demanda.

A Scipopulis disponibiliza o painel para as cidades interessadas por meio de provas de conceito, de forma gratuita e por tempo limitado. Além de Florianópolis, a plataforma já está em uso em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Teresina, São José do Rio Preto e Santiago, no Chile.

Sobre a green4T

A green4T é uma empresa brasileira, líder em soluções de tecnologia e infraestrutura digital. Fundada em 2016 e presente em 12 países da América Latina, a green4T tem o compromisso de desenvolver soluções de tecnologia e infraestrutura para a transformação digital de empresas, cidades e nações de forma eficiente e sustentável para o planeta.

Sobre a Scipopulis

A Scipopulis é uma empresa de inovação focada em soluções para cidades inteligentes e especializada em mobilidade urbana. Fundada em 2014, foi selecionada como uma das “100 Startups to Watch” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e conquistou diversos prêmios por sua atuação inovadora, destacando-se a menção honrosa da 11ª turma da Startup Farm, o 1º Demoday Mobilab e o prêmio Connected Smart Cities. A Scipopulis foi adquirida pela green4T em agosto de 2019.

Máquina Cohn & Wolfe – Assessoria de imprensa

green4t@maquinacohnwolfe.com – (11) 3147-7900

Talita Marcon – (11) 94272-5887

Janaina Finardi – (11) 96349-3327

Nancy Campos – (11) 97574-9149 – (11) 3147-7445

 

 

 

 

 

Botão Voltar ao topo