Rio Grande do Sul

Santa Maria: confira os locais dos novos pardais na área central

Novos controladores de velocidade começam a operar na segunda-feira (19)

Santa Maria está com novos controladores de velocidade (pardais) que começam a funcionar segunda-feira (19).

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, os equipamentos que passarão a registrar infrações de trânsito estão instalados nas três principais vias de acesso à área central de Santa Maria: as avenidas João Luiz Pozzobon, Hélvio Basso e Walter Jobim. A velocidade máxima permitida nessas vias é de 50 km/h.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a atuação no controle de tráfego, com foco na velocidade dos veículos que transitam pelas vias urbanas e nas infrações de risco, tem como objetivo reduzir sinistros no trânsito.

Com base no levantamento estatístico de sinistralidade (matéria completa aqui) realizado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, com dados de 2019 e 2020, atropelamento é a maior causa de mortes no trânsito em Santa Maria, e as colisões laterais envolvendo motociclistas são a maior causa de lesões corporais.

“Esses três controladores se somam aos outros seis que operam desde junho. Nosso objetivo é coibir o excesso de velocidade, que está relacionado com os agravamentos dos danos e com o risco à vida nos sinistros de trânsito. O monitoramento se dará em tempo real, 24 horas por dia, sete dias na semana, executando o controle do excesso de velocidade”, explica o secretário Ponsi.

Nas avenidas João Luiz Pozzobon, Hélvio Basso e Walter Jobim, os controladores vão registrar apenas a placa dos veículos que excederem o limite de velocidade. Os motoristas que forem flagrados desrespeitando a sinalização da via receberão a notificação emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

Já nas outras seis vias em que os controladores operam desde o dia 21 de junho (lista abaixo), somente durante a madrugada, da meia-noite às 6h, estão isentos de infração os motoristas que passarem o sinal vermelho do semáforo e os que avançarem sobre a faixa de segurança, porém, a infração por excesso de velocidade durante a madrugada será registrada, gerando multa ao infrator.

Vias em que começam a operar os controladores a partir de segunda-feira (19):

– Avenida João Luiz Pozzobon – 50 Km/h
– Avenida Hélvio Basso – 50 Km/h
– Avenida Walter Jobim – 50 Km/h

Desde o dia 21 de junho de 2021, estão em funcionamento os controladores nas seguintes vias:

– Rua do Acampamento com a Avenida Medianeira – 40 Km/h
– Avenida Nossa Senhora das Dores com a Rua General Neto – 50 Km/h
– Avenida Rio Branco com a Rua Vale Machado – 50 Km/h
– Avenida Presidente Vargas com a Avenida Borges de Medeiros – 50 Km/h
– Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias – 50 Km/h
– Avenida Medianeira com Rua Barão do Triunfo – 50 Km/h.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo