Rio Grande do Sul

Lagoa Vermelha realiza a 2ª Mostra Municipal de Vinhos Artesanais

A segunda edição da Mostra Municipal de Vinhos Artesanais de Lagoa Vermelha acontece nesta sexta-feira (23), nas dependências da Casa da Cultura Athos Branco. Para este ano, em função da pandemia da Covid-19, alguns protocolos serão adotados, entre eles a ausência de público. A promoção é da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e Prefeitura de Lagoa Vermelha.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Denise de Ferreira de Oliveira, estão participando 19 produtores com 26 amostras de vinhos, divididos entre viníferas, brancos e tintos. Na parte da manhã, haverá a degustação das amostras de vinhos por parte da comissão julgadora, composta por cinco avaliadores. Já na parte da tarde, às 14h30, será feita a divulgação dos vinhos premiados. Todos os participantes recebem certificados e os três primeiros colocados em cada categoria receberão troféu.

Denise destaca o aumento no número de participantes e de amostras de vinho. “Na primeira edição tivemos a participação de 16 produtores e 20 amostras. Esse evento estimula as pessoas a produzirem seu próprio vinho, bem como a melhorar ainda mais a qualidade da produção”, avalia a extensionista. Ela conta que já houve uma degustação popular dos vinhos inscritos, durante a Feira do Produtor, realizada no dia 17 de julho.

Para a gerência regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, composta por Oriberto Adami e Dartanhã Luiz Vecchi, eventos como esse, que já tradicionais na região, promovem uma competição saudável, que reflete na qualificação da produção de uvas e vinhos. “Queremos parabenizar a equipe municipal da Emater pela iniciativa de valorizar e qualificar o processo de produção, gerando uma competição saudável. É uma alternativa importante para a agricultura familiar, agrega valor à produção de uvas, gera renda, oportunizando a sucessão familiar”, disse Adami.

Na mesma linha, o gerente regional adjunto, Dartanhã Vecchi, destaca a evolução da qualidade dos vinhos na região. “Observamos ao longo dos anos o quanto evoluiu a qualidade dos vinhos, com importante participação da Extensão Rural e dos produtores. Parabenizamos todos envolvidos nesse processo”, concluiu.

Botão Voltar ao topo