Cidades do RSRio Grande do Sul

Museu de Ivoti está com exposição em comemoração ao Mês do Colono

O Museu Municipal Cláudio Oscar Becker, de Ivoti, está com uma exposição temporária em comemoração ao Mês do Colono e ficará à disposição da comunidade até o final deste mês, de terças a domingos, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além da exposição, o local apresenta sua edificação histórica, o acervo, os bens culturais e as memórias do processo de povoamento, colonização e formação do município. “O Museu possui um acervo bem interessante e numeroso e as exposições temporárias tem justamente a intenção de mostrar o que normalmente não está exposto. Também é importante ressaltar que todo o acervo está passando por um processo de limpeza e catalogação, trabalho realizado pela atendente Patrícia e estagiária Samira”, comenta a diretora de Cultura, Marines Teckemeier.

Museu Municipal Cláudio Oscar Becker

O Museu Municipal Cláudio Oscar Becker foi criado em 1995, pela Lei Municipal nº 1356. Está localizado na Rua da Cascata, s/ nº, integrando o Núcleo de Casas Enxaimel, no Bairro Feitoria Nova, local conhecido popularmente por Buraco do Diabo ( Teuffelsloch). Através de seu acervo, o museu tem como proposta preservar e divulgar as memórias e a história da colonização alemã, que deu origem ao município de Ivoti.

É um museu de ambiência, organizado dentro de uma casa enxaimel, original da época da colonização (1826). Possui uma parte de seu acervo exposto permanentemente e outra, em formato de exposição temática temporária para possibilitar o revezamento dos muitos objetos/ utensílios doados por diferentes pessoas da comunidade.

Botão Voltar ao topo