Cidades do RSGastronomia

Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta seu Pinot Noir Rosé

Os vinhos rosés já passaram da condição de tendência para se consolidarem nos mercados consumidores mundiais. Inclusive no Brasil, onde essa variedade tem ganhado sucessivos lançamentos. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, está apresentando o Garibaldi Pinot Noir Rosé, seu segundo lançamento do gênero em 2021.

Diferentemente de seu antecessor, o Granja União Merlot Rosé, direcionado a um público mais jovem, o Garibaldi Pinot Noir Rosé encontra seu nicho entre os consumidores iniciados. Isso significa ser um vinho um pouco mais estruturado do que seu relativo. Nesse varietal, a graduação alcoólica chega a 11,5% – um ponto percentual a mais do que no Granja União.

Vinho Garibaldi Pinot Noir Rosé – Fotos: Daniela Radavelli

De coloração rosa delicado, o vinho apresenta aspecto límpido e brilhante e tem boa intensidade aromática, com notas de morango, framboesa e cereja, além de um sutil toque floral. Em boca, é macio com bom frescor e retrogosto intenso. Para extrair o máximo potencial desse vinho, a bebida deve ser servida numa temperatura entre 4°C e 6°C e sua harmonização é indicada para entradas, canapés, saladas, peixes, frutos do mar e cozinha oriental.

Com mais um vinho rosé, a vinícola quer oferecer uma nova opção para atender à crescente procura por esse tipo de bebida. A própria cooperativa experimentou a voracidade do mercado por esse tipo de produto. O Relax, vinho frisante rosé, que sofreu uma revitalização em agosto do ano passado, cresceu na casa dos 450% em vendas no primeiro quadrimestre de 2021. O vinho caiu tanto no gosto popular quanto no gosto dos jurados, e acabou sendo eleito o melhor rosé do Brasil, na 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil.

Em 2020, as vinícolas brasileiras comercializaram cerca de 1 milhão de litros de vinho fino rosé, volume 115% maior que em 2019. É nesse cenário que produtos desse tipo tem ganhado mais mercado. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, inovou ao lançar o primeiro espumante Prosecco Rosé em 2019. Uma aposta que se mostrou mais do que acertada: a bebida estampou o 5StarWines – The Book 2021, guia internacional organizado pela Vinitaly, maior feira de vinhos da Itália, além de colecionar premiações na França, no Chile e na Argentina.

O Garibaldi Pinot Noir Rosé chega ao mercado com preço a partir de R$ 35,00.

Botão Voltar ao topo