Rio Grande do Sul

Santa Maria: “Arte no Perau” está com inscrições até 6 de agosto

Iniciativa, que escolhe artistas para pintar murais da via, faz parte do ReViva Perau, lançado em maio, que prevê a revitalização e a manutenção de toda a via entre Santa Maria e Itaara

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, está com o edital “Arte no Perau” aberto para a escolha de trabalhos artísticos na linguagem Arte Mural/Grafite a serem feitos nos mirantes da Estrada do Perau. As inscrições se encerram em 10 dias. Interessados têm até as 23h59min de 6 de agosto para se cadastrar no concurso.

O objetivo do edital é incentivar a arte conhecida como Arte Mural/Grafite e valorizar um dos principais pontos turísticos de valor histórico do Município. Podem participar artistas e/ou coletivos de artistas (pessoas físicas ou jurídicas) residentes em Santa Maria.

As inscrições são exclusivamente pelo e-mail artenoperau@gmail.com. Os projetos deverão ser enviados nos formulários (em anexo abaixo) fornecidos pelo edital, assinados e em formato PDF. As propostas serão analisadas em 10 de agosto por uma equipe avaliadora composta por integrantes das secretarias envolvidas no ReViva Perau. Na ocasião, serão constatados se os projetos seguem todas as diretrizes exigidas no edital.

Na seção de licitações da Prefeitura, é possível verificar o documento do concurso 01/2021 na íntegra (em anexo, abaixo). Conforme o edital, dois projetos artístico-culturais serão financiados para trabalhos em dois mirantes da Estrada do Perau. Para o Mirante 1, serão R$ 17.110 para um mural de 1,10 metro de altura por 94 metros de extensão. Já para o Mirante 2, serão destinados R$ 12.890 para um mural de 1,10 metro de altura por 24,5 metros de extensão. As pinturas deverão ter como tema a “Natureza do Perau”.

Para a secretária de Cultura, Rose Carneiro, o concurso também oportuniza o reconhecimento de talentos, o fomento das diversas formas de expressão artística e o alcance dos objetivos de desenvolvimento de novas culturas. Para ela, o concurso pretende despertar nas pessoas a importância da preservação da natureza e o sentimento de pertencimento e de resgate de suas origens, assim como o cuidado com os monumentos da cidade no muro dos mirantes do Perau.

“O edital Arte no Perau é uma oportunidade de levarmos a arte em um local que já é emblemático para Santa Maria, Com a qualidade dos artistas que temos em Santa Maria, esperamos em breve poder dar novas cores aos mirantes do Perau”, salienta a secretária Rose.

Mais informações pelo telefone (55) 3921-7255 ou pelo whatsapp (55) 99213-7540.

REVIVA PERAU
A partir de parceria entre as prefeituras de Santa Maria e Itaara, toda a Estrada do Perau passou por limpeza e manutenção. Parte do serviço foi feito pelo Executivo Municipal, e a outra parte, pelo de Itaara. O ReViva Perau integrou a programação do Viva Santa Maria, que celebrou os 163 anos da cidade.

Em 27 de maio, a Prefeitura de Santa Maria lançou o edital “Arte Mural no Perau” em ato no Mirante 2, que fica na divisa com o município de Itaara. Na solenidade, os artistas do Coletivo 1340 Instituto Art Rafael Itaqui, Israel Caetano e Fernanda Beck realizaram uma intervenção visual no Mirante 2, com uma releitura da marca do ReViva Perau.

As secretarias de Santa Maria envolvidas no projeto são as seguintes: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e Serviços Públicos; Esporte e Lazer; Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. De Itaara, são: Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural e Infraestrutura e Serviços. O Setor de Trânsito de Itaara também auxiliou nas ações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo