NotíciasRio Grande do Sul

Ponte histórica sobre o Rio das Antas é restaurada

Ponte dos Korff, localizada no distrito de Criúva em Caxias do Sul, ganha acabamento com materiais de alta performance

Foram concluídas nesta quarta (04/08), pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul (SMOSP), as obras da Ponte dos Korff, que está situada ao final da Estrada Municipal nº 386, no distrito de Criúva em Caxias do Sul. A ponte estava interditada desde o dia 11 de Janeiro de 2021 logo após o rompimento do madeirame.

Por ser uma obra de arte especial centenária, envolvendo uma estrutura de relevância histórica, turística e cultural para o Estado, a obra de restauração envolveu a substituição completa do madeiramento, (dormentes e pranchões) que compõem o tabuleiro da estrutura. A madeira utilizada foi o eucalipto Cloeziana, com tratamento preservativo em autoclave, a fim de obter mais durabilidade e vida útil.

Foram realizados reparos nas fundações do pilar central com concretagem e reparos nas chapas de aço na estrutura treliçada. A estrutura em aço foi devidamente jateada lixada e preparada para aplicação da pintura com tinta epóxi industrial de alta durabilidade para suportar a exposição ao ambiente da região.

Fotos: Ederson de Oliveira

Para o secretário de Obras, Norberto Soletti, a finalização da obra tem de ser comemorada, devido a estrutura estar situada num ambiente agressivo (alto índice de umidade) e exposta diretamente às intempéries climáticas (sol e chuva). Na sua avaliação, o secretário destacou a necessidade da utilização de materiais específicos e que proporcionassem um excelente custo/benefício, e oferecesse as características mecânicas desejáveis para o projeto. “Enfrentamos todas as dificuldades, tanto aquisição dos produtos devido à pandemia, intercorrências climáticas severas, alta umidade da região. Tivemos de abrir uma estrada para caminhões acessarem o leito do rio para poder fazer a concretagem do pilar central da estrutura, e a madeira é um material de uso específico, não é comum ter disponível na Região Sul, mas com calma e paciência contornamos os obstáculos e concluímos a obra dentro do orçamento”.

As obras foram executadas pela Solaris Construtora ao custo de R$ 305.472,60. A extensão de obras foi de 59 metros. A fiscalização foi realizada pela SMOSP com prazo de execução de 150 dias.

A Ponte dos Korff

Inaugurada em 1907, a estrutura está localizada entre os distritos de São Manuel, em Campestre da Serra, e Criúva, em Caxias do Sul. Construída com rebites, sem uso de parafusos, a ponte tem extensão total de 108 metros e altura de 19,6 metros. Foi a primeira ponte construída sobre o Rio das Antas. O caminho era usado por tropeiros desde o início do Século XX para fazer o transporte de mercadorias entre a região e as áreas centrais do país. Em 2006, a ponte foi declarada patrimônio histórico e cultural do Estado.

Botão Voltar ao topo