EducaçãoRio Grande do Sul

Evento promovido pela PUCRS debate os desafios atuais da Lei Maria da Penha

Webinar acontece no dia 20 de agosto, das 14h às 18h, pela plataforma Zoom

Conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, a Lei nº 11.340 foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e é um marco político e social na luta dos direitos das mulheres no Brasil. Levando isso em consideração e com os objetivos de promover visibilidade e conhecimento acerca do que trata a Lei Maria da Penha e do funcionamento da rede de serviços de atendimento, além de proporcionar um olhar crítico e integral do enfrentamento à violência e uma discussão sobre atualidades, o Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, realizará o webinar 15 anos da Lei Maria da Penha: quais os desafios atuais?. O evento acontece no dia 20 de agosto, das 14h às 18h, pela plataforma Zoom.

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, os valores para cada modalidade de público podem ser conferidos no site do evento. As palestrantes serão a psicóloga Cristina Schwarz, a assistente social Patricia Krieger Grossi e a professora de Direito Carmen Hein de Campos.

Sobre a Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Ela estabeleceu mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, definiu a implementação de Juizados especializados para este tipo de violência, inaugurou uma série de medidas assistenciais e protetivas de urgência à mulher e também tipificou as formas de violência, sendo elas: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Conheça as convidadas

Cristina Schwarz é psicóloga (UFRGS), especialista em Psicanálise (UFRGS) e mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Atualmente é Conselheira Vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia do RS, no qual também coordena a Comissão de Direitos Humanos. Integra o Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS como conselheira titular, representando o CRPRS. É militante feminista e, desde 2013, atua como servidora pública da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, integrando equipe multidisciplinar de atendimento a mulheres em situação de violência. Tem experiência em Psicologia e relações com a justiça e em temáticas direitos humanos, especialmente gênero, violência contra as mulheres e violência de Estado.

Patricia Krieger Grossi é assistente social, mestre em Serviço Social pela PUCRS e PhD em Serviço Social pela Universidade de Toronto, Canadá. Possui pós-doutorado na Faculty of Social Work, U of T. Atualmente, é professora adjunta do programa de graduação e pós-graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades e do programa de pós-graduação em gerontologia biomédica da Escola de Medicina da PUCRS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência – NEPEVI. Realiza estudos na área de violência de gênero, relações étnico-raciais, direitos humanos, gerontologia social e políticas públicas. Pesquisadora produtividade do CNPq 1B. Membro da Instância de Ciências Humanas e Sociais da CONEP.

Carmen Hein de Campos é doutora em Ciências Criminais, PUCRS. Professora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e do Curso de Direito, UniRitter. Integrante do Consórcio Lei Maria da Penha e da Red Alas – Rede Latino-americana de Acadêmicas e Acadêmicos de Direito.

Serviço
O que: webinar 15 anos da Lei Maria da Penha: quais os desafios atuais?
Quando: 20 de agosto
Horário: das 14h às 18h
Onde: pela plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia.

Botão Voltar ao topo