Cidades do RSRio Grande do Sul

Passo Fundo quer vacinar pessoas com mais de 18 anos até final do mês

Município deverá concluir a vacinação contra a Covid-19 da faixa etária com mais de 18 anos.

Com o anúncio do governo estadual do Rio Grande do Sul, que pretende terminar a vacinação contra a Covid-19 de todas as pessoas com mais de 18 anos até o dia 25 de agosto. Para que todos os municípios atinjam essa meta, um acordo da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu uma modificação na forma de distribuição das doses e os municípios passarão a receber quantitativos de vacina de acordo com o número faltante para que concluam a cobertura.

Para dar continuidade à vacinação, Passo Fundo deverá receber mais 5,5 mil doses nesta quinta-feira (19), referentes às remessas 40º e 41º. O município, que tem 80% da população vacinável acima de 18 anos já vacinada, não aplica primeiras doses por não haver vacinas disponíveis há dois dias.

Para a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a mudança no cálculo de doses que irão para cada município otimizará as aplicações e possibilitará que todos caminhem juntos para a conclusão da cobertura. “Conforme o governo estadual, houve distribuição de 81% das doses necessárias para a cobertura da população vacinável acima de 18 anos no estado. Mas a cobertura dos municípios varia de 69% a 100%. Há municípios que já conseguiram finalizar a vacinação e outros que precisam de doses para que isso aconteça”, salientou.

Na mudança que pautou a determinação do quantitativo que chegará aos municípios na próxima remessa, foram considerados diversos fatores. Entre eles, a identificação de quantas doses faltam para o término em cada município, a diferença entre a população estimada e o número de doses já aplicadas, com a subtração do número de doses utilizadas em não residentes, a aplicação e o registro de 90% ou mais das doses recebidas e o número de doses aplicadas em grupos etários que tiveram mais de 100% de cobertura, uma vez que as estimativas de população são baseadas em outras campanhas de vacinação realizadas anteriormente e podem não corresponder ao cenário atual.

Além disso, foi ponderado o percentual de pessoas de 18 a 29 anos que foram vacinadas. A secretária explica que essa taxa não deve ultrapassar 50%. “Há municípios que avançaram porque tinham quantitativos de doses e vacinaram rápido demais porque não atingiram cobertura vacinal de, no mínimo, 70%, o que não é ideal e não é nosso caso de Passo Fundo. Nós avançamos com responsabilidade, assegurando a evolução da cobertura de maneira adequada”, avaliou.

Após as remessas que chegarão nesta quinta-feira, cada município terá de calcular as doses faltantes para a conclusão da cobertura da população vacinável e solicitar o número de doses. “Com isso, esperamos que, até o fim de agosto, todas essas pessoas estejam vacinadas”, enfatizou a secretária.

Vacinação de adolescentes

Sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, Cristine explanou que ela ainda não foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO). “Na população vacinável, são consideradas as com mais de 18 anos. Os adolescentes que foram incluídos são os com as comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde”, apontou.

Calendário de segundas doses

Ao detalhar as alterações na distribuição de doses, a secretária de Saúde, Cristine Pilati, aproveitou para esclarecer algumas dúvidas com relação à vacinação. Entre elas, o período de intervalo entre a primeira e a segunda dose dos imunizantes Pfizer e AstraZeneca e a terceira dose.
Sobre o intervalo das vacinas, a secretária explicou que ele segue o mesmo, que é de três meses. “A redução será estudada pelo governo federal. Por enquanto, a orientação é mantermos os 90 dias”, mencionou.

Já com relação à terceira dose, Cristine justificou que “existe um estudo no Ministério da Saúde, mas sem confirmações de que ela será aplicada neste momento”.

Botão Voltar ao topo