AgronegócioRio Grande do Sul

Sanidade animal e novos mercados para a carne estarão em debate na Expointer

Ministérios e entidades ligadas ao setor estarão no debate, promovido pelo senador Luis Carlos Heinze (PP)

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal discute, nesta quinta-feira (26), a partir das 14h, a sanidade animal e a abertura de novos mercados para a carne gaúcha. Proposto pelo senador Luis Carlos Heinze (PP), o debate ocorre no auditório da Casa Farsul na Expointer.

A perspectiva é de ganhos econômicos para o setor da proteína animal a partir do reconhecimento do Rio Grande do Sul como área livre de febre aftosa sem vacinação. A chancela foi emitida em maio, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“A OIE reconheceu a área que abrange Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, parte do Amazonas e do Mato Grosso como zonas livres de febre aftosa sem vacinação no Brasil. Com isso, 20% do rebanho brasileiro de bovinos está enquadrado no novo status sanitário. Ao permitir a abertura de novos mercados, essa medida traz ganhos para todo o setor, do pecuarista aos frigoríficos”, destaca Heinze.

O senador explica que o novo status permite a exportação para países mais exigentes, que pagam pela carne bovina um valor até 30% superior aos preços praticados no restante do mercado internacional.

Além de reunir os ministérios da Agricultura e da Economia, o debate deve contar ainda com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Comissão de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados; Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul; Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav); Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS) e Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Sicadergs).

O que: Debate sobre sanidade animal e novos mercados para a carne gaúcha
Quando: Quinta-feira, 09 de setembro, no auditório da Casa Farsul na Expointer.
Transmissão: TV Senado e redes sociais do senador Luis Carlos Heinze

Botão Voltar ao topo