Cidades do RSRio Grande do SulVariedades

Gramado convida governador do RS para a 30ª Festa da Colônia

Gramado está em contagem regressiva para o início da 30ª Festa da Colônia, que ocorre de 23 de setembro a 12 de outubro. O prefeito Nestor Tissot acompanhado das princesas Alessandra Carina Grauer, representante da Linha Marcondes e Mariana Pereira, representante da Linha Carahá, visitou no final da tarde desta segunda-feira (13), o governador Eduardo Leite. O encontro ocorreu no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

Na oportunidade, o Chefe do Executivo gramadense entregou o convite da abertura oficial da Festa da Colônia, marcada para o dia 25 de setembro, sábado pela manhã. “Assim como o slogan dos festejos, ‘Unindo Origens, Celebrando Tradições’, a Festa da Colônia promete ser a grande incentivadora do homem e da mulher do campo. Após um período ruim para todos, os nossos colonos estarão em evidência e em destaque toda nossa cultura, costumes e a saborosa culinária”, destaca o prefeito Nestor.

“Numa estrutura construída especialmente para um dos eventos que mais envolve a comunidade, descendentes de nossos colonizadores alemães, portugueses e italianos mostram aos gramadenses e visitantes o sabor único e delicioso de suas culinárias tradicionais e produtos típicos, além de muita alegria e diversão das apresentações culturais. A festa mantém a identidade do agricultor, preserva os usos e costumes herdados e estabelece a integração entre o homem do campo e o turista”, pontua a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Este ano, em função dos protocolos sanitários vigentes, a Festa seguirá um formato diferente. As cozinhas alemã e italiana, a Feira de produtos coloniais com a presença das agroindústrias gramadenses, os biers platz com o tradicional bolinho de batata e os fornos com o preparo de cucas, pães e o tradicional pãozinho com linguiça estarão presentes no evento, porém seguindo todos os protocolos de segurança.

Entre as inúmeras atrações do evento destaque para os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas e pães, reunindo as famílias do interior de Gramado. O Café Colonial, vai apresentar uma tradicional casa do interior servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendida pela Família Wolf da Linha Gambelo.

Já as Cozinhas da Oma e da Nonna, oferecem a gastronomia típica alemã e italiana da Festa da Colônia. As cozinhas serão atendidas este ano por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila. E a Feira de produtos coloniais é outra atração à parte com diversas agroindústrias e famílias que proporcionam mais qualificação na apresentação dos produtos.

A Corte da Festa da Colônia é formada pela Rainha Maxine Fassbinder, da localidade do Quilombo Alto, e pelas princesas Alessandra Carina Grauer, da Linha Marcondes e Mariana Pereira, da Linha Carahá.

Botão Voltar ao topo