Cidades do RSRio Grande do Sul

Ação conjunta apreende 23 aves silvestres em Esteio

Animais eram mantidos irregularmente em cativeiro por quatro criadores esteienses

Nesta quarta-feira (22), após denúncias, foi realizada em Esteio uma ação conjunta da Unidade de Bem-Estar Animal (BEA), Fiscalização Ambiental e Polícia Civil, que resultou na apreensão de 23 aves mantidas irregularmente em cativeiro por quatro criadores esteienses. Entre os pássaros, estavam espécies como papagaio charão, caturrita, canário da terra, sabiá laranjeira, chupim do brejo, tico-tico e cardeal, todas silvestres.

As aves apreendidas passaram por avaliação técnica de biólogos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA). Os animais em boas condições de saúde, que podem se reacostumar com a vida em liberdade e que fazem parte da fauna da região foram soltos, atendendo normativa expedida pelo Ibama. Os demais serão reavaliados e encaminhados, quando houver necessidade, para o Ibama, que tem estrutura para acolher os animais.

Os criadores irregulares poderão receber multas que variam de R$ 500 a R$ 5 mil, valores que variam em razão de requisitos como espécie, histórico da ave e risco de extinção do pássaro. Em cada um dos endereços fiscalizados foi realizado auto de apreensão dos pássaros e os responsáveis pelos criatórios ilegais responderão por crime ambiental por manter animal silvestre em cativeiro, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998.

Denúncias

Denúncias de situações ambientais irregulares em Esteio, como a criação de aves silvestres ou abandono de animais, por exemplo, podem ser encaminhadas para a Ouvidoria da Prefeitura. O contato pode ser feito pelo DisqueEsteio, pelo telefone 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 das 12h30 às 18h), por WhatsApp, pelo número 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 das 12h30 às 18h) ou, ainda, pelo aplicativo eOuve. As demandas também podem ser encaminhadas presencialmente no setor de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h3 às 18h). A denúncia pode ser anônima.

Botão Voltar ao topo