AgronegócioRio Grande do Sul

Agroindústria San Antonio recebe certificado de inclusão no Peaf

Empreendimento produz vegetais minimamente processados, panificados e doces em pasta

A agroindústria San Antonio, de Candiota, recebeu nesta terça-feira (21) o certificado de inclusão emitido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) no Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf). Localizado no assentamento Nossa Senhora Aparecida, o empreendimento produz vegetais minimamente processados, panificados e doces em pasta.

A agroindústria do casal Antonio e Nilce Hindersmann foi inaugurada em novembro de 2018, mas ainda estava em fase de regularização. Com a inclusão no Peaf, os produtos já podem ser comercializados com emissão de nota pelo Talão do Produtor.

Em 2016, após a realização do cadastro no Programa Estadual, a família Hindersmann investiu em um prédio para dar seguimento à produção da agroindústria, onde obteve o apoio da Prefeitura de Candiota, na viabilização do licenciamento ambiental de instalação e sanitário e na análise da qualidade de água, através do técnico André Borba.

O processo de agroindustrialização em Candiota foi colocado em prática logo após a instituição do Peaf, quando o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar cadastrou todas propriedades que já executavam a atividade de maneira informal.

O extensionista rural Matheus Caetano relata que foi fundamental a perseverança da família quanto à inclusão no Peaf e na confiança dada à equipe da Emater/RS-Ascar na condução do processo. Também explica que o Programa Estadual é importante para a agregação de valor da matéria-prima, qualificação nos processos de manipulação dos alimentos e geração de renda e sustentabilidade às famílias.

Botão Voltar ao topo