Rio Grande do Sul

BR-116: ponte em São Leopoldo será totalmente bloqueada entre 30/09 e 04/10

Operação envolve o içamento das 20 vigas de concreto pré-moldado que fazem parte da nova estrutura

Devido às obras na ponte da BR-116 sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, o fluxo de veículos sofrerá interdição total e parcial da pista no sentido Porto Alegre-Novo Hamburgo, entre o km 246,9 e km 245,3 da rodovia, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. A partir das 22h da quinta-feira (30), o tráfego será totalmente bloqueado no sentido capital interior.

No sentido contrário, para quem segue em direção a Porto Alegre, o fluxo sofrerá interrupções alternadas, no sistema “pare e siga”, ao longo dos trabalhos. A previsão é que os bloqueios ocorram entre a sexta-feira, 1º e o sábado, 2 de outubro.

A obra é de responsabilidade do Consórcio BR-116 Norte sob coordenação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No local ocorre as obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos e a operação envolve o içamento das 20 vigas de concreto pré-moldado que fazem parte da nova estrutura. Conforme a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), a interrupção total por 80h ininterruptas é necessária, pois é preciso 10h para montar e desmontar o guindaste que fará a instalação das vigas.

Após a conclusão da colocação das 32 vigas, o Dnit informa que as obras estarão 75% concluídas. A previsão do Departamento é concluir os trabalhos até o primeiro semestre de 2022. Na sequência da instalação das vigas, será iniciada a montagem das pré-lajes e a concretagem das transversinas. Posteriormente, será feita a laje superior de rodagem, dando forma à pista.

Desvios por São Leopoldo

Para quem se desloca em direção a Novo Hamburgo é necessário seguir por desvios dentro de São Leopoldo. Os desvios serão sinalizados e haverá equipes de moto da Guarda Civil Municipal (GCM) vão auxiliar na organização do trânsito. No entanto, há uma restrição de altura para os veículos de até 4,5 metros. Os motoristas devem sair da BR-116 ao chegar no km 246,9, logo após o viaduto sobre a avenida João Corrêa, acessar a via lateral e na sequência, ingressar na avenida Dom João Becker.

Os condutores deverão seguir pela Dom João Becker, virar à esquerda na Rua São Joaquim que terá sentido único e uso obrigatório para veículos pesados, seguir em frente pela Doutor Hildebrand e converter à esquerda na rua Ferraz de Abreu para acessar a avenida Caxias do Sul até o acesso à BR-116. Como alternativa, veículos leves poderão converter à esquerda na ponte 25 de Julho, seguindo pela avenida Caxias do Sul, até a saída para a BR-116/RS.

A avenida Mauá também é alternativa para quem desejar sair da BR-116 ainda antes pela avenida Unisinos.

Botão Voltar ao topo