Cidades do RSRio Grande do Sul

Esteio inicia exame médico dos jovens que se alistaram para o serviço militar

Quem se alistou na Junta Militar deve ir ao local e aguardar encaixe

Inicia nesta terça-feira (28) e segue até a próxima segunda-feira (4), com exceção do fim de semana, o exame médico dos cerca de 500 jovens de Esteio que se alistaram para o Serviço Militar Obrigatório. A ação, que seria realizada na Praça da Juventude, foi transferida para a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), das 7h às 18h. Quem se alistou pela internet já tem o horário exato do exame. Quem se alistou na Junta Militar deve ir ao local em um dos dias do exame e aguardar encaixe.

Alistamento

No ano em que completam 18 anos, brasileiros do sexo masculino devem fazer o alistamento militar até o dia 30 de junho (em razão da pandemia de coronavírus, nos dois últimos anos esse prazo foi prorrogado).

O processo deve feito pela internet. Após o preenchimento do cadastro, o inscrito poderá acompanhar na própria página o andamento do processo, que pode resultar no encaminhamento à seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar Obrigatório.

Quem não tem acesso à internet ou tem alguma restrição que o impeça de cumprir o Serviço Militar Obrigatório (veja no site) deverá procurar a Junta de Serviço Militar com CPF, RG e Certidão de Nascimento, originais, além de comprovante de residência (ou declaração assinada) até o dia 28 de junho. Em Esteio, a Junta funciona no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – térreo) e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h.

Além de pagar multa, quem não se alistar dentro do prazo não poderá retirar passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro para exercício de qualquer função, inscrever-se em concurso público, entre outras restrições. A regularização da situação também deve ser encaminhada na Junta.

Exame de seleção Serviço Militar Obrigatório

Quando: De terça-feira (28) a segunda-feira (4 – exceção dos dias 2, sábado, e 3, domingo), das 7h às 18h
Onde: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Quem se alistou pela internet já tem o horário exato do exame. Quem se alistou na Junta Militar deve ir ao local em um dos dias do exame e aguardar encaixe

Botão Voltar ao topo