NegóciosRio Grande do Sul

Representante do SIMECS é o novo presidente do APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha

Completam a diretoria deliberativa eleita, representantes do Simplás e do Simmme

O representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Guilherme Toigo Poletti, é o novo diretor-presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha. A nova diretoria da entidade foi eleita neste mês de setembro e inicia o mandato a partir de outubro, para dois anos de gestão. Dentre as principais ações do próximo mandato, está o apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas desses setores na região. “Vamos trabalhar na continuidade de projetos e ações que melhorem a competitividade da indústria regional, aprimorando o trabalho colaborativo e estimulando ainda mais o associativismo, em conjunto com as entidades que formam o nosso APL”, elenca Poletti.

Completam a diretoria deliberativa eleita em chapa única, Samir Mattana, do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), como diretor administrativo, e Bruno Dal Fe, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme), como diretor financeiro. Também foram renovadas as composições dos conselhos de administração e fiscal do APL.

Com o processo eleitoral, se encerra o ciclo de gestão que esteve à frente do Arranjo Produtivo Local nos últimos quatro anos, em dois mandatos consecutivos, liderado por Ubiratã Rezler, também representante do Simecs. Ao longo do período foram desenvolvidos projetos em parceria com o Governo do Estado, além da participação ativa nos processos de Consulta Popular, realizados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Serra, na estruturação de espaços coletivos nas edições da feira de inovação industrial Mercopar e na realização de visitas técnicas e missões empresariais. Entre os principais destaques, estiveram também a promoção de fóruns temáticos, sobre Energia Solar e Biogás e Biometano, e sobre a Cadeia Automotiva da Serra – este último, que ocorre na Mercopar, no próximo dia 05 de outubro.

“Enfrentamos momentos desafiadores ao longo desses quatro anos, nos reinventando constantemente para seguir fomentando ações de visibilidade e treinamento, preparando as nossas empresas para uma nova dinâmica industrial. Acreditamos que a nova gestão dará continuidade a isso, buscando iniciativas inovadoras para o desenvolvimento da cadeia produtiva”, projeta Rezler.

Ainda durante a Mercopar deste ano, entre os dias 05 e 07 de outubro, no Parque de Eventos da Festa da Uva, a nova diretoria realizará os primeiros momentos de aproximação com empresários e representantes de entidades da região.

Sobre o APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha

O Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha tem como objetivo fomentar o desenvolvimento das empresas desses segmentos na Serra Gaúcha. Por meio de pesquisas e projetos, desenvolvidas pelos parceiros que compõem o APL, são promovidas ações decisivas, visando atender os interesses e necessidades da cadeia produtiva.

Tem como parceiros: os sindicatos das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), e das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme); a Universidade de Caxias do Sul (UCS); a Associação de Garantia do Crédito (RSGaranti); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias); a Prefeitura de Caxias do Sul; e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Nominata completa – Gestão 2021/2023 – APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha

Diretoria Deliberativa
Diretor-presidente: Guilherme Toigo Poletti (Simecs)
Diretor-administrativo: Samir Mattana (Simplás)
Diretor-financeiro: Bruno Dal Fe (Simmme)

Conselho de Administração
Efetivos: Daiane Catuzzo (Simecs), Eugênio Misturini (Simplás), Marcio Chiaramonte (Simmme), Cesar Maurício Samuel do Nascimento (Sebrae), Fabiano Rath e Cesar Augusto Modena (Senai);
Suplentes: Ubiratã Rezler (Simecs), Daniela Camargo (Simplás), Juliano Massoco (Simmme), Aldoir Bolzan de Morais (Sebrae), Igor André Krakheche e Joelso Luis Cavalheiro Cardoso (Senai).

Conselho Fiscal
Efetivos: Marcelo de Lima (RSGaranti), Roberto Birch Gonçalves (UCS) e Aldo Antônio Cemin Jr. (CIC Caxias);
Suplentes: Angelo Artur Mestrinér (RSGaranti), Fábio Verruck (UCS) e Diego Schram (CIC Caxias).

Botão Voltar ao topo