EventosPorto Alegre

OSPA interpreta Piazzolla com solos de acordeon e violão (9/10)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta, no próximo sábado (9), o “Concerto para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas”, uma peça que traz a essência do tango e as harmonias marcantes de Astor Piazzolla com violão e acordeon de Thiago Colombo e Matheus Kleber como solistas. O concerto terá também duas preciosidades de Villa-Lobos: “Ouverture de L’Homme Tel” e “Suite nº 2 para Orquestra de Câmara”, que será executada pela OSPA pela primeira vez. A regência é do maestro do Coro Sinfônico da OSPA, Manfredo Schmiedt.

Na sequência, o concerto dá espaço a outro gênio latino-americano: Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959). “Ouverture de L’Homme Tel” é um excerto da “Suíte Sugestiva”, de 1929, obra pouco conhecida criada pelo compositor brasileiro em memória do cinema mudo, quando Villa-Lobos tocava em conjuntos que acompanhavam os filmes. Como o nome indica, a obra é uma releitura da famosa “Abertura de Guilherme Tell”, de Rossini.

A orquestra encerra a apresentação com a sua primeira execução de “Suite nº 2 para Orquestra de Câmara”, escrita no último ano de vida de Villa-Lobos, 1959. É uma obra grandiosa e elegante composta por cinco partes curtas com sonoridades que lembram as Bachianas Brasileiras.

A suíte se torna mais animada nos movimentos seguintes, com momentos lúdicos. Mas o movimento final, batizado de “Macumba”, tem uma marcação rítmica forte oriunda da pesquisa de Villa-Lobos sobre religiões afro-brasileiras.

Ocupação reduzida

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa. A partir de 18 de outubro, o público deverá apresentar um comprovante de vacinação para acessar os concertos.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

18º concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

PIAZZOLLA 100

Quando: 9 de outubro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.

Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line*: uhuu.com, de quinta-feira (7), às 12h, até sexta-feira (8), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria na Casa da OSPA*: sexta-feira (8) e sábado (9), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.

*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

Informações para o público: (51) 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo