Cidades do RSRio Grande do Sul

Bento Gonçalves inaugura Banco Ortopédico

Local dispõe de acessórios para empréstimo e oficina para conserto dos materiais

Bento Gonçalves inaugurou nesta terça-feira (5) um Banco Ortopédico que disponibiliza materiais para tratamentos de saúde a pacientes que residem na cidade encaminhados pelo SUS. O local conta com cadeiras de rodas adulto e infantil, de banho, andadores, muletas, botas ortopédicas e bengalas, entre outros. Além disso, o espaço possuí uma oficina para conserto dos materiais.

A inauguração oficial do espaço contou com a presença do prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, secretário de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Eduardo Virissimo, secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, vereadores Edson Biasi e Jocelito Tonietto, presidente do COMUDEF, Bruno Garin Soares, demais secretários, o ex-prefeito Guilherme Pasin, do bispo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, Isidoro Francisco Fonseca da Cunha e entidades parceiras do projeto.

Na ocasião, a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou a entrega simbólica de uma cadeira de rodas ao projeto, foram doadas 50 cadeiras e 10 de banho. Foi feita também a doação de duas cadeiras para a Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), momento que representou a entrega dos equipamentos para a comunidade.

Localizado no Loteamento San Marino, na parte inferior do Centro de Convivência Infantil (CECI), na Rua Paolo Fenocchio, 16, o banco possui materiais ortopédicos, usados ou novos, que auxiliam no tratamento ou na mobilidade de pessoas acometidas por algum tipo de deficiência física ou doença. Eles devem procurar a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE) junto a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). Após o final do tratamento, a pessoa que fez uso do material deve devolvê-lo nas condições em que o recebeu, para que seja emprestado a novos pacientes.

O projeto conta com a parceria do Rotary Club, do Lions Club, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDEF), e tem como apoiadores Associação Anjos Unidos, Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias e a comunidade em geral.

Protocolo para empréstimos de materiais

  • Preencher o formulário do CAISPEDE (retirar diretamente na SEDES).
  • Entregar cópia de documento oficial com fotos do paciente e do responsável.
  • Entregar cópia do comprovante de endereço do paciente e do responsável (o paciente deve residir em Bento Gonçalves).

O empréstimo é gratuito, devendo ser devolvido em boas condições para que outra pessoa possa utilizá-lo.

CAISPEDE – Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Endereço: Rua 10 de Novembro, 190 – Sala 02

Telefone: 3055.7416

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia

Botão Voltar ao topo