EventosNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul lança exposição Poesia é Coisa de Criança!

A exposição “Poesia é Coisa de Criança!” acontece em Caxias do Sul entre os dias 8 e 22 de outubro, mediante agendamento prévio e em horário comercial, no Hall de entrada da Secretaria Municipal da Cultura. O projeto “Poesia é Coisa de Criança!” Foi criado com o desejo de validar a poesia existente no cotidiano e nas narrativas das crianças que vivenciam experiências incríveis no espaço de Contraturno Na Ponta do Lápis – Espaço da Criança.

O projeto, com material em mídia digital no qual se unem falas e imagens das crianças em momentos que aconteceram no espaço durante o brincar livre e as propostas de ateliês que foram expostas nas redes sociais.

A exposição do projeto surge com o desejo de que a sociedade reconheça o potencial das crianças, para que elas possam ser ouvidas em uma cidade para elas. A partir disso, surgiu então a proposta dos desenhos, como forma de expressão mais significativa da infância, uma das cem linguagens propostas pelo educador Loris Malaguzzi.

Os desenhos serão realizados por inúmeras crianças com o tema “Coisa de Criança” e serão entrelaçados com poemas de autores que produzem poesias sobre infância. A exposição vai contemplar as produções artísticas das crianças do espaço Na Ponta do Lápis, bem como de outros espaços parceiros e que dialogam com o pensar a infância e toda a sua poesia, daqui da cidade, de outras regiões do Estado, e também, de lá do outro lado do oceano, através da Lúcia Sgorla, que atualmente reside na Itália, e vai trazer um olhar das crianças de lá, sobre o seu brincar e a suas próprias vivências com a infância em um contexto bem diferente.

Além dos desenhos, serão expostas outras produções feitas pelas crianças do espaço. Imagens das singelezas dos seus cotidianos costuradas com poesias de vários autores e que irão permear o percurso desta exposição com poesia e sonoridade, ecoando que sim, “Poesia é coisa de criança!”

A visitação poderá ser realizada por pequenos grupos, mediante agendamento prévio pelo telefone (54) 99644-6771 ou através do e-mail grupoeraumavez.doremi@gmail.com. As escolas serão recepcionadas pela curadora do Projeto Aline Luz, com contação de histórias, brincadeiras e música.

Botão Voltar ao topo