Cidades do RSRio Grande do Sul

Concurso do Espumante Brasileiro inicia em Garibaldi

O Concurso do Espumante Brasileiro iniciou nesta quarta-feira (13) em Garibaldi. São espumantes de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. O concurso segue até sexta-feira (15), em uma realização da Associação Brasileira de Enologia com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi.

Em duas manhãs, o júri terá a missão de degustar às cegas espumantes de sete estados brasileiros. Os 45 jurados serão divididos em cinco grupos diários. Cada grupo será presidido por um enólogo, sendo eles: Bruna Cristófoli, Edegar Scortegagna, Gilberto Pedrucci, Gilberto Simonaggio, Marcos Gabbardo e Ricardo Morari. O resultado será anunciado na noite de sexta-feira, 15 de outubro, no Trattoria Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos. Na oportunidade, também será feita a entrega da premiação.

O concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

Botão Voltar ao topo