Rio Grande do SulVariedades

Maximiliano da Rosa vence IV Concurso de Poesia Tavorense

O escritor gaúcho Maximiliano da Rosa, de Imbé, foi o grande vencedor do IV Concurso de Poesia Tavorense com o poema “Sobrevivi”. O evento literário de âmbito nacional foi realizado pelo município paranaense de Joaquim Távora entre os dias 14 de junho e 31 de outubro de 2021.

A avaliação dos trabalhos concorrentes foi realizada por 5 jurados ligados à área de pedagogia, literatura ou língua portuguesa. De acordo com Flávio Cuervo, chefe de Divisão de Cultura de Joaquim Távora, o poema do escritor imbeense obteve nota 10 de quase todos os jurados.

Apenas um classificou o poema como nota 9.5. Ainda de acordo com o diretor de Cultura tavorense, a leitura do poema arrancou lágrimas ao ser lido durante o anúncio do resultado.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 26/11 na Estação Ferroviária Afonso Camargo (Sede da Divisão de Cultura) às 20 horas e terá transmissão ao vivo através da página do Departamento de Cultura Tavorense. Durante a live Maximiliano da Rosa fará a declamação do poema.

Sobre o vencedor

Maximiliano da Rosa tem 48 anos, é natural de Novo Hamburgo, mas reside em Imbé, no litoral norte do estado. É autor do livro de contos “O Land Rover Negro e a Caixa de Drops” publicado em 2020 pela editora Selo Jovem. Além do prêmio acima, obteve destaque em outras seleções e concurso literários. Entre os mais recentes estão: Finalista no Concurso Contos da Quarentena (2020), Menção Honrosa no concurso Trechos de Poesias (2020 e 2021),
o 10º Lugar no I Concurso Literário Escryba, 8º lugar no concurso literário “Caminhos de Anita” e selecionado no concurso literário “50 Poesias e Textos sobre o Cinquentenário do 20 de Novembro”, ambos da Secretaria de Cultura do RS (2021), entre outros.

Botão Voltar ao topo