Norte RS

Passo Fundo libera pagamento do IPTU 2022 em conta única

Cota única I do IPTU estará disponível na internet a partir desta sexta-feira, 29 de novembro

A cota única I do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 estará disponível na internet a partir desta sexta-feira (26). A Secretaria Municipal de Finanças reitera que, nessa modalidade de pagamento, que proporciona descontos de até 20%, não haverá carnê em papel. Dessa forma, o documento deverá ser acessado e impresso pelo site da Prefeitura.

Publicidade

O secretário da pasta, Dorlei Maffi, explica que a alteração adotada neste ano proporciona mais agilidade para os proprietários de imóveis que querem aproveitar o maior desconto no valor a ser pago. “Assim, a população pode adquirir a guia e pagá-la com antecedência, não precisando se deslocar”, enfatiza.

Para a consulta e emissão da guia, ao acessar o site da Prefeitura pelo endereço eletrônico www.passofundo.rs.gov.br/iptu, será necessário inserir o número da economia. Esse dado pode ser conferido em guias de anos anteriores ou com a Secretaria de Finanças.

Prazos e descontos

Com o pagamento da cota única I, que terá vencimento em 04 de janeiro, os proprietários de imóveis comerciais, indústrias e de prestação de serviço, dependendo da situação de cada imóvel, podem receber um desconto de até 20% do imposto.

Já na modalidade cota única II, será possível obter desconto de até 7%, com prazo de até 15 de março para o pagamento. Quem optar por essa cota não terá a guia digital.

Para os contribuintes que precisarem parcelar o imposto, os carnês serão disponibilizados no mês março. As guias serão encaminhadas pelo Município aos endereços.

O que está incluído na guia

Para o exercício de 2022, não houve aumento no imposto. Houve somente a reposição do índice de inflação, que ficou em 9,42%.

A Secretaria Municipal de Finanças também reitera que, devido à mudança na legislação, a taxa de coleta de lixo passou a estar incluída no IPTU. Desde janeiro, ela não está mais sendo tarifada na conta de energia elétrica.

Conforme estabelecido em decreto, o valor do serviço é discriminado, identificado e cobrado junto com o carnê ou boleto emitido para cobrança do imposto, passando os tributos a serem arrecadados de maneira conjunta.

Mais informações

  • Informações sobre o IPTU, o número de economia e a impressão das guias podem ser solicitadas à Secretaria de Finanças:
  • Telefones – (54) 3311-4222 | 3311-4098 | 3311-6252 | 3311-3443 | 3311-3235
  • E-mails – atendimentosef@pmpf.rs.gov.br | divida.ativa@pmpf.rs.gov.br | iptu@pmpf.rs.gov.br
  • WhatsApp – (54) 99662-5664
  • Presencialmente – Rua Antônio Araújo, 1002 (antigo prédio da Justiça do Trabalho, próximo ao SESI e Hospital Municipal)

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo