Cidades do RSRio Grande do Sul

Removidos cerca de 5 mil metros de fios inutilizados, em Bento Gonçalves

Ação ocorreu na Rua Cândido Costa

Primeiro surgiram os postes, inicialmente para servir de suporte as lamparinas que iluminavam as ruas em um passado distante, sinal da evolução. Depois chegou o telégrafo, que se serviu dos postes para pendurar seus fios por onde sibilavam sinais elétricos em código criado por Samuel Finley Breese Morse. Pois daí em diante os suportes serviram a fios elétricos, cabos telefônicos, TV por assinatura e finalmente a cabos de transmissão de dados.

Hoje restou o lixo tecnológico abandonado por sobre a cabeça da população, causado poluição visual e riscos de acidentes a humanos e animais. Será que algum dia nos livraremos desse volume absurdo de materiais obsoletos em via pública?

Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), em parceria com a RGE e empresas de telefonia e internet realizou nesta semana um mutirão de remoção da fiação inutilizada de telefone e internet. A ação ocorreu na Rua Cândido Costa, região onde foram retirados aproximadamente 5 mil metros de fios, que foram descartados.

O secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, destacou sobre a primeira ação e já projeta a próxima.

Fotos: Rodrigo De Marco

“Nossas equipes realizaram um trabalho minucioso e que já vinha sendo planejado há bastante tempo. Essa foi a primeira etapa, e agora vamos avaliar a ação para a realização dos próximos mutirões”.

Ainda segundo o Secretário a próxima etapa deve ocorrer na Rua Saldanha Marinho em dezembro.

 

Botão Voltar ao topo