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Chaves para construir uma reputação de marca vencedora

A reputação de marca irá ter um impacto direto em como seu público-alvo, concorrentes e mercado irá enxergar seu negócio ou serviço. Ou seja, nada mais é do que a confiabilidade, credibilidade, reputação e imagem que apresenta perante todos os elementos que estão dentro de sua rede e mercado.

Daí ser essencial investir, desde início do planejamento de seu negócio, uma estratégia de reputação de marca consolidada e que faça total sentido perante os valores e imagem que você pretende transparecer para o mercado, cliente e seu público-alvo. Em muitos casos, reputação de marca irá ditar seu sucesso a longo prazo enquanto empresa ou não.

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Tendo perfeita noção de sua importância, iremos agora detalhar as chaves principais para uma melhor construção de reputação de marca, atendendo às expectativas que está criando junto de seu público-alvo mas também em relação ao serviço, imagem e missão que sua marca está transparecendo no mercado.

#1 Construção de uma forte identidade em sua empresa

Apresentar uma identidade de sua empresa consolidada, desde o primeiro contato, irá ajudar na percepção que o cliente terá da credibilidade e profissionalismo de seu negócio. Desse modo, avançar para a criação de logo profissional é apenas um dos pontos a considerar no momento de criar uma identidade empresarial, que o faça destacar. Portanto, atente nos diferentes pontos que vão marcar a identidade de sua empresa:

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  • Trabalho na imagem de sua empresa – criação do logo poderá ditar como quer apresentar sua empresa ou não. Realce o que distingue seu serviço ou produto, se destacando de seus concorrentes.
  • Cores em website e conteúdo digital – opte por cores que vão de encontro com o sentimento que quer passar para seu público-alvo. A Netflix, por exemplo, escolheu o vermelho em seu logo para criar uma sensação de conforto aos seus consumidores.
  • Escolha de fonte consistente com o grafismo – trabalhe com diferentes fontes de letras, principalmente com sua cores definidas. Escolher uma fonte para levar a uma determinada ação também poderá ser uma estratégia de criação de identidade de imagem a considerar.
  • Tenha uma voz que o distinga – transparecer a missão, valores e objetivo de sua empresa não só irá ajudar na criação de sua identidade, como também permitirá criar uma relação mais aproximada e verdadeira com seus clientes.

#2 Investimento em uma presença online forte

Nesse momento, uma empresa que não tenha uma presença online forte acabará por se estar fechando a um “pool” clientes potenciais enorme. Desse modo, até para criação de credibilidade, reputação de marca e progressão de crescimento de seu negócio, deverá investir em um website profissional, responsivo (adaptável para os dispositivos móveis) e que seja uma representação do que pretende representar. Não esquecendo nunca da importância de estabelecer boas estratégias de SEO para todas suas páginas web, desde início.

Além disso, é importante não esquecer que para uma reputação de marca sólida e moderna, terá mesmo de investir em sua presença nas redes sociais. Sendo muitas vezes as principais fontes de tráfego para os sites das empresas mais reputadas do mundo, deverá, desde cedo, desenvolver estratégias de marketing que tirem partido do extremo alcance que nos é proporcionado pelas redes sociais.

#3 Suporte ao cliente e interação é essencial na construção de reputação de marca

Quantas vezes não deu preferência a uma empresa que responda em menos de 24 horas, a outra que está constantemente ignorando e-mails? Ora, essa é uma prova muito simples de como uma excelente reputação de marca é desenvolvida tendo por partido o suporte ao cliente que se dá ao cliente, mas também a todos os usuários que já tenham demonstrado interesse em conhecer sua empresa, produto ou serviço.

Tendo isso em mente, perante cada mercado que pretende estar presente, desenvolva uma equipe de suporte ao cliente que responda na língua desse mercado, facilitando ao máximo a comunicação e esclarecimento, entre as duas partes. Para além disso, faça questão de ter vários profissionais gerindo suas contas nas redes sociais. Esse cuidado irá não só aumentar a qualidade de resposta aos usuários e clientes, como também permitirá aumentar as interações e o “reach” que suas publicações nas redes sociais possam estar tendo.

Somando a isso, precisamente o suporte ao cliente, serviço de e-mail e ainda o e-mail marketing (apostando em conteúdo que seja do interesse do lead e que agregue valor), também serão fundamentais para que possa realizar o tão desejado “upsell”. Ou seja, conseguir fidelizar um cliente, ao ponto de ele já pretender contratar seu serviço ou comprar seu produto por mais de que uma vez. Daí a importância da construção de uma forte reputação de marca e do “follow-up” que se dá após a primeira venda realizada a um cliente.

#4 Use suas estratégias de marketing para aumentar reputação de marca

Sem dúvida que o marketing é das poucas formas que terá para conseguir chegar com qualidade aos seus potenciais clientes. Como forma de conseguir criar uma reputação de marca forte, seu marketing e diferentes estratégias terão que fazer total sentido. Apenas desse jeito suas taxas de conversão poderão aumentar, criando uma relação de confiança e mais próxima com seus seguidores nas redes sociais ou até mesmo usuários que já deixaram seu e-mail em sua lista de e-mail marketing.

Tenha especial cuidado em monitorizar, testar e avaliar as diferentes formas e estratégias de marketing que está apresentando no mercado. Uma excelente forma de medir esse sucesso estará sempre nas reações e interações que irá estar obtendo nas publicações ou propagandas que estiver realizando online. Certamente que essa acaba sendo uma ferramenta muito sólida para entender o que está fazendo de forma ruim ou não, tentando ser sempre o mais transparente possível sobre o que seus seguidores vão poder esperar de seu serviço ou produto.

Certamente que também para o tal “upsell”, dar sempre seguimento com mais e-mails com ofertas e promoções a esses clientes será sempre uma estratégia sólida para a construção de reputação de marca, mas também para o aumentar de probabilidade de um potencial retorno desse mesmo cliente.

Conclusão: importância da construção da reputação de marca

É crucial realçar que, para além da imagem que está transparecendo, o serviço ou produto que está vendendo terá que estar sempre de acordo com a qualidade que apregoa. Caso engane os clientes, rapidamente sua reputação de marca estará em risco, colocando em causa o futuro de sua empresa.

Em exemplos práticos, como encontrará em várias empresas de grande dimensão, como é o caso da Tesla, a reputação de uma empresa terá que ser uma aposta continuada e que poderá durar muitos anos. Apenas a partir daí é que perceberá como irá beneficiar com essa mesma reputação, sendo que, por exemplo, a Tesla – questionada em seus primeiros anos -, agora já é a principal referência de todo o mercado na excelência dos carros elêtricos.

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