Cidades do RSRio Grande do Sul

RS lança Operação Verão Total 2022

A Operação RS Verão Total foi lançada neste domingo (19), na avenida Beira-Mar, em Capão da Canoa, com o objetivo de ampliar os serviços prestados à população. Toda a parte da coordenação executiva das ações é de responsabilidade do Gabinete do Vice-Governador.

Até 6 de março de 2022, moradores e turistas do litoral poderão contar com guarda-vidas, mais policiamento, operações de trânsito, como a Balada Segura, ações de acessibilidade, a exemplo do Praia Acessível, monitoramento da qualidade das águas e investimentos pontuais na rede de saúde dos municípios.

Litoral, Serra, Costa Doce e fronteiras

Entre efetivos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), mais de 5,5 mil servidores, com a utilização de 1.147 viaturas, irão reforçar as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o litoral. A presença também estará ampliada na Serra, na Costa Doce e nas fronteiras.

Além das bandeiras tradicionais, localizadas acima das guaritas para indicar as condições das ondas, também serão afixadas flâmulas perto da água, demarcando a área mais segura para banho nas proximidades dos postos de salvamento. Em parceria com os municípios, foram preparados 275 postos de salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas.

Serão 209 pontos no Litoral Norte, 30 no Litoral Sul e 36 em águas internas. O CBMRS vai utilizar ainda oito motonáuticas e 20 quadriciclos para patrulhamento na praia, ampliando a cobertura de vigilância, e fará a distribuição de folders, cartilhas e leques com instruções e cuidados para os banhistas, bem como pulseiras de identificação para crianças.

A BM terá a participação dos policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que irão desenvolver atividades de prevenção ao uso de drogas e a promoção à qualidade de vida. As atividades ocorrem nas seis Bases Móveis Comunitárias instaladas nas orlas de Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Cidreira e Cassino.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) estará nas praias com a Escolinha de Trânsito itinerante, que atenderá todo litoral, acolhendo uma média de 100 crianças por dia, ensinando de forma lúdica os cuidados em ruas e estradas.

Além dos efetivos orgânicos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do litoral, do CRPO do Sul, do Comando Ambiental (CABM) e do CRBM – numa soma de 1.401 policiais militares –, a Brigada vai suplementar a atuação com brigadianos do interior e capital. Com isso, serão mais 1.080 PMs na Operação RS Verão Total ao longo de todo o período, num total de 2.481 servidores nas atividades de policiamento ostensivo.

Na Polícia Civil, ao lado dos 504 policiais que compõem o efetivo orgânicos das regiões, 948 servidores entre delegados e agentes foram destacados para reforçar a atuação no Litoral Norte, Litoral Sul, Costa Doce, Serra e municípios fronteiriços.

Os policiais civis também irão realizar uma série de atividades educativas e de promoção à saúde e à qualidade de vida dos veranistas durante o período da Operação. Serão organizadas rústica infantil, circuito de palestras com equipe multidisciplinar do projeto Papo de Responsa e oficinas de educação para o trânsito, com minibuggys da Polícia Civil, entre outras programações.

O IGP também vai qualificar os serviços no litoral com medico-legistas, técnicos em perícia, peritos criminais, papiloscopista e fotógrafos, num acréscimo de cem servidores ao efetivo local de 25 profissionais, para atender 24 horas os locais de crimes e perícia em veículos. Os postos de identificação estarão reforçados para acelerar a confecção de carteiras de identidade.

Para as ações preventivas de trânsito, o DetranRS contará com 24 servidores que irão ampliar a atuação no litoral. Serão organizadas blitze nas noites e madrugadas de terça a domingo, até o fim da Operação. O órgão fará também as tradicionais campanhas de conscientização, com distribuição de cartilhas e adesivos e veiculação de publicidade.

Haverá ainda nove servidores do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para dar apoio nas atividades de videomonitoramento. As agendas da programação das atividades proporcionadas pelas das forças de segurança serão divulgadas ao longo da Operação RS Verão Total.

 

Botão Voltar ao topo