Emprego

Flórida é o destino preferido dos brasileiros para morar no exterior

Amostragem se refere ao ano de 2021, mostra levantamento da agência Morar-EUA

Levantamento recente feito pela empresa Morar-EUA, agência voltada para a prestação de serviços de imigração do Brasil, mostra que os EUA estão entre os países mais procurados pelos brasileiros na hora de buscar uma moradia estrangeira. Oito em cada dez pessoas que buscaram consultoria em 2021 escolheram a Flórida como destino.

“Embora as razões pelas quais as pessoas decidem imigrar para os EUA sejam diferentes, todas elas passam por um profundo processo de transformação em suas vidas, quando isso acontece. Nosso maior compromisso é ajudar os nossos clientes a desenvolver um projeto sólido de vida. Além de contribuir com questões que envolvem habitação, rotina e adaptação cultural, procuramos oferecer toda a nossa expertise para que eles possam se desenvolver economicamente e concretizar todos os seus objetivos de maneira plena e sustentável”, afirma Roberto Spighel, consultor especializado em imigração e idealizador da Morar-EUA.

Ainda segundo o consultor, a Flórida é o destino mais procurado pelos brasileiros por ser famosa por seu litoral paradisíaco e por seu clima praiano, parecido com o do Brasil. A região de Boston, segue em segundo lugar, sendo mais procurada por jovens e estudantes, seguida por Nova Jersey e Texas, destino que atrai muitos engenheiros brasileiros por conta da área rica em petróleo. O quinto destino mais procurado em 2021 por brasileiros que querem morar nos EUA foi a Califórnia.

Brasileiros são apenas 1% do total de imigrantes nos EUA

A população brasileira nos Estados Unidos é relativamente pequena, totalizando aproximadamente 460.000 em meados de 2019 . Isso é apenas 1% da população total de imigrantes de 44,5 milhões no país.

A migração brasileira para os Estados Unidos também é um fenômeno relativamente recente, com as chegadas do Brasil atingindo números significativos apenas a partir da década de 1980 em diante.

Uma Visão Geral dos Brasileiros nos Estados Unidos

Com o aumento de residentes nascidos no Brasil nos Estados Unidos, as comunidades brasileiras americanas tornaram-se mais visíveis e mais bem compreendidas.

De acordo com os dados de 2017 , os imigrantes brasileiros são, em média, mais jovens do que a população de imigrantes em geral e um pouco mais velhos do que a população nascida nos Estados Unidos.

Como grupo, a população é bem-educada , participa da força de trabalho com taxas acima da média e tem mais probabilidade do que outros grupos de imigrantes de ser proficiente em inglês. Dos brasileiros americanos com 25 anos ou mais, 42% possuem pelo menos um diploma de bacharel (em comparação com 31% para todos os imigrantes e 32% para americanos nativos).

Eles também têm taxas de participação na força de trabalho mais altas do que a média e rendas familiares mais altas do que os grupos de nascidos no exterior e nativos. Aproximadamente 36% dos brasileiros-americanos trabalham em ocupações de administração, negócios, ciências e artes, e cerca de 25% em ocupações de serviços.

Uma publicação da Brown University informou que a maioria dos brasileiros chega aos Estados Unidos com a intenção de trabalhar de três a cinco anos. A maioria tinha como objetivo reunir economias para investir em habitação ou negócios ao retornar ao Brasil. Isso é típico de um padrão de “migração yo-yo”.

Os brasileiros nos Estados Unidos mantêm laços estreitos com o país e viajam com frequência entre os dois países. As remessas globais para o Brasil ultrapassaram US$ 3,5 bilhões em 2020, de acordo com dados do Banco Mundial .

Apenas alguns brasileiros famosos incluem a modelo e empresária Gisele Bundchen e o músico carioca e integrante da banda de rock The Strokes, Fabrizio Moretti. O empresário David Neeleman, fundador da companhia aérea JetBlue, nasceu em São Paulo e foi criado em Utah.

Uma história da migração do Brasil para os EUA

Estatisticamente, poucos brasileiros migraram para os Estados Unidos antes de 1980. As primeiras ondas de migração ocorreram ao longo das décadas de 1980 e 1990, impulsionadas pela hiperinflação e pelas más condições econômicas do Brasil. As estatísticas permaneceram estáveis ​​da década de 2000 ao início de 2010, com um aumento entre 2014 e 2017 impulsionado pela recessão de 2013 no Brasil durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Nos anos mais recentes, os brasileiros se tornaram um dos grupos de imigrantes que mais crescem nos Estados Unidos. Entre 2010 e 2017, houve um aumento de 32,8% na imigração do Brasil. Os números aumentaram de 340.000 imigrantes do Brasil em 2010 para 451.000 em 2017. Isso tornou o Brasil o 12º país de origem de mais rápido crescimento para os imigrantes americanos nesse período.

Em 1980, havia aproximadamente 40.000 residentes nascidos no Brasil vivendo nos Estados Unidos. Este número dobrou na década de 1990, aumentou para mais de 200.000 no ano 2000; atingiu 340.000 em 2010, e em 2017 subiu para 451.000.

Por que os brasileiros emigram para os EUA?

Em consonância com as forças motrizes amplamente econômicas da migração, a maioria dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos vem das classes média e baixa do Brasil. Os brasileiros mais pobres e ricos têm muito menos probabilidade de migrar.

Brasileiros de classe média e baixa foram atraídos para a migração a partir da década de 1980 pelas condições econômicas relativas do Brasil e dos Estados Unidos. O Brasil estava passando por uma hiperinflação que tornava o custo de vida muito alto em relação aos salários e tornava muito difícil para os brasileiros economizar dinheiro para o futuro. Os salários pelos mesmos empregos nos Estados Unidos eram normalmente quatro vezes mais altos do que no Brasil, e as condições econômicas em geral também eram mais estáveis.

Em 2017 , aproximadamente dois terços dos imigrantes do Brasil eram parentes imediatos de cidadãos americanos; o segundo maior grupo migrou em busca de oportunidades de emprego.

Daytona Beach na Flórida, EUA

Onde os brasileiros moram nos Estados Unidos?

As representações da cultura do imigrante brasileiro – como restaurantes, festivais e organizações – são mais visíveis nos principais centros populacionais, incluindo a área metropolitana de Boston , a Grande Miami e o bairro de Little Brazil em Manhattan.

Metade de todos os americanos nascidos no Brasil vive em apenas três estados: 80.000 na Flórida; 65.000 em Massachusetts (principalmente Grande Boston); e 39.000 na Califórnia (a maioria no Condado de Los Angeles). Nova Jersey e Nova York juntas abrigam mais de 50.000 brasileiros.

Aqui estão as maiores áreas metropolitanas dos Estados Unidos com populações nascidas no Brasil:

Boston-Cambridge-Newton, 51.000
Nova York-Newark-Jersey City, 48.000
Miami-Fort Lauderdale-West Palm Beach, 47.000
Orlando-Kissimmee-Sanford, 15.000
Los Angeles-Long Beach-Anaheim, 14.000
Existem centros menores de 8.000 a 11.000 residentes brasileiros em Connecticut, Washington DC, na área da baía de São Francisco, Atlanta e Filadélfia.

Grande Boston

A área metropolitana de Boston possui o maior número de residentes nascidos no Brasil em todo o país. Alguns especialistas sugerem que Boston atraiu um grande número dos primeiros imigrantes brasileiros devido às suas comunidades históricas de língua portuguesa.

As cidades de Framingham e Somerville na área metropolitana de Boston têm as maiores concentrações de residentes brasileiros. Algumas organizações notáveis ​​na área metropolitana de Boston são o Brazilian Worker Center e o Brazilian Women’s Group .

Nova York e Nova Jersey

O bairro Little Brazil em Manhattan é um dos centros mais visíveis da população brasileira nos Estados Unidos. Desde 1984, recebe celebrações do Dia do Brasil anualmente. O evento criado pelo Centro Cultural Americano Brasileiro local cresceu e se tornou um dos maiores festivais brasileiros fora do Brasil. Atrai mais de 1 milhão de visitantes com comidas tradicionais, samba e músicos de renome.

O distrito Ironbound de Newark, New Jersey, é o lar de muitos brasileiros e luso-americanos, assim como partes de Astoria, no Queens.

Flórida

Na Flórida, o principal centro para residentes nascidos no Brasil é o nordeste do condado de Miami-Dade, que inclui Miami Beach, Key Biscayne e as ilhas de Bay Harbor. Os muitos restaurantes brasileiros em Pompano Beach refletem a comunidade considerável de lá.

A Câmara de Comércio Brasileiro-Americana da Flórida foi criada em 1981 para promover oportunidades de negócios na comunidade brasileira americana.

A revista Edible South Florida traçou um perfil da propensão da comunidade brasileira do sul da Flórida em cultivar frutas exóticas, como cupuaçu, açaí e jabuticaba. Esses produtos são vendidos em mercados de produtores locais para brasileiros que buscam um gostinho da casa.


Morar-EUA
Fundada em 2016, a Morar-EUA foi responsável por altos índices de aprovação para pedidos de green card e está entre as 25 melhores agências especializadas em serviços de imigração do mundo. A empresa já possibilitou a imigração de mais de 3 mil famílias, desde a sua fundação. Hoje, a Morar-EUA, viabiliza, aproximadamente, 700 processos de imigração por ano.

Botão Voltar ao topo