Rio Grande do Sul

Antônio Prado decreta situação de emergência por causa da estiagem

O município de Antônio Prado decretou situação de emergência por causa da estiagem. A decisão se deu durante reunião do Conselho Municipal da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal juntamente com o prefeito em exercício, Elias Zulian, na manhã desta sexta-feira (7), no Espaço Cultura da Prefeitura Municipal.

Na ocasião foram levantados dados da situação de Antônio Prado em decorrência da falta de chuva nos últimos meses, os prejuízos causados pela estiagem tanto a nível humano quanto a nível econômico, seja na produção agrícola, na criação de animais e na manutenção das vias rurais.

Com base nos dados e laudos técnicos apresentados, foi emitido parecer recomendando a declaração de situação de emergência, culminando na edição do Decreto Municipal nº 1.635, de 7 de janeiro de 2022, que será encaminhado juntamente com toda a documentação comprobatória aos órgãos de Defesa Civil estaduais e federais para reconhecimento nos diversos níveis.

A declaração de emergência, após o reconhecimento dos demais entes federados permite ações e aplicação de recursos com maior intensidade no combate à estiagem, além de favorecer o acesso a benefícios socioeconômicos e jurídicos aos atingidos diretamente pela situação.

Botão Voltar ao topo