São LeopoldoVale do Sinos

Viveiro Municipal de São Leopoldo aumenta o cultivo de mudas frutíferas

O Viveiro Municipal de São Leopoldo aumentou o cultivo de mudas frutíferas tendo em vista o interesse dos moradores por este tipo de planta. Localizado junto ao Parque Imperatriz (avenida Imperatriz, 900, bairro Pinheiro), o Viveiro tem mudas frutíferas e de outras espécies de árvores para doação aos cidadãos de São Leopoldo, sendo que cada morador pode retirar até três mudas.

Ao solicitar os vegetais, são analisadas as características do local onde serão plantadas, indicadas a melhor espécie e fornecidas orientações de quais os cuidados necessários para o crescimento saudável da planta.

Além das mudas de árvores comuns na região, o Viveiro inicia, de maneira reduzida, a doação de mudas de folhagens. O processo encontra-se no começo, e com o aumento da procura, mais mudas serão destinadas aos munícipes.

“O Viveiro além de ser um local de cultivo de mudas, resultante da gestão ambiental local, é um espaço onde o cidadão pode retirar até três mudas de vegetais por ano para sua residência, com todos os cuidados e dicas para um bem-estar da planta e orientações para que não haja problemas com árvores inadequadas plantadas em locais impróprios, causando problemas futuros em casas, calçadas, ou ainda nas redes de drenagem pluviais e fiações da rua. Além disso, o morador embelezará a cidade, combatendo o aquecimento global. O plantio de árvores é uma das formas mais simples e efetivas para absorver o dióxido de carbono – CO2 da atmosfera, uma vez que utilizam CO2 para crescer e liberam oxigênio, no processo de fotossíntese, esta ação traz benefícios para todo o meio ambiente”, comentou o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter.

O diretor de Fiscalização Ambiental (DFA) e responsável pelo Viveiro, Eduardo Mattes, comentou sobre o início da produção das árvores frutíferas. “Com a procura da população por este tipo de muda, estamos começando a introduzir algumas quantidades, como bergamota, laranja, limão, pêra, entre outras espécies. Essa ação fomenta o plantio de árvores em forma de pomar”, disse.

As retiradas ocorrem às quartas-feiras pela manhã, com agendamento pelo Whatsapp 51 3588-6446. O morador deve levar um comprovante de endereço.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo