Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulVariedades

Pelotas integra livro sobre Manifestações Culturais do Brasil

Em ato simbólico, a prefeita Paula Mascarenhas recebeu exemplar de um box infantojuvenil, que será distribuído para alunos da rede municipal. A obra apresenta os 50 patrimônios imateriais do País

Na manhã desta quinta-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu no Paço Municipal, a visita da produtora cultural, Fernanda Pereira, para entrega de um box infantojuvenil chamado de ‘Manifestações Culturais do Brasil’, publicado pela editora Quereres.

O livro apresenta 50 patrimônios imateriais brasileiros, registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em forma de texto e imagens, e traz Pelotas entre as cidades em destaque pela sua tradição doceira.

Fotos: Gustavo Vara

A história acompanha uma divertida viagem de família real pelo Brasil e reúne as obras “Um Passeio pelo Patrimônio Imaterial Brasileiro” e “Uma Viagem pelo Brasil Criativo”, onde o município é apresentado pelo reconhecimento dado pelo Iphan em 2018.

“É uma iniciativa espetacular, é muito significativo ver a nossa tradição sendo reconhecida para todo o Brasil”, destacou a prefeita durante a visita.

O trabalho teve patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo foram feitos três mil exemplares da obra, sendo que Pelotas receberá 156 exemplares para serem distribuídos aos alunos do Município. Além disso, o box também acompanha uma caderneta e um mapa ilustrativo para apresentar às crianças a diversidade das manifestações artísticas, celebrações e lugares que compõem o Brasil.

Também acompanharam o ato de entrega dos livros, os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, além do diretor do Sete de Abril, Giorgio Ronna, e da presidente da Associação das Doceiras de Pelotas, Simone Bica.

Botão Voltar ao topo