O projeto Vineyards, construído pela Sterlite Power Brasil, no Rio Grande do Sul, acaba de ser totalmente energizado. O terceiro e último trecho de linha de transmissão construído, tem 49km entre as Subestações de Bagé2 e Candiota2, em 230kv. Com esta etapa final concluída, a Sterlite reforça o escoamento de energia para a região, garantindo maior robustez e flexibilidade ao sistema.
“A terceira etapa do projeto de Vineyards foi concluída oito meses antes do prazo da Aneel, confirmando o comprometimento e a excelência da Sterlite em seus trabalhos”, diz Amitabh Prasad, CEO da Sterlite Power no Brasil. Junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM), a empresa fez a reposição florestal dos 21,08 hectares referentes à supressão ambiental dessa linha de transmissão.
O projeto contempla 114 km de linhas de transmissão, duas subestações, em Lajeado e Bento Gonçalves, ampliação de subestações em Candiota, Bagé, Garibaldi e Lajeado. Integrado, o sistema elétrico está pronto para atender a região, beneficiando 18 cidades.
Vineyards fez parte dos dez lotes que a companhia indiana arrematou no leilão em 2017. A RAP do edital foi de R$ 84 milhões. A primeira energização foi em janeiro de 2020, 32 meses antes do prazo da Aneel; a segunda foi antecipada em 14 meses; a terceira e última energização aconteceu essa semana, oito meses antes do prazo. Em abril, a Sterlite anunciou acordo com a Vinci pelo qual a empresa de investimentos aportou R$ 149 milhões de reais na compra de debêntures conversíveis em ações de Vineyards.