NegóciosRio Grande do Sul

Sicredi e Ventiur iniciam parceria para acelerar startups

Lançamento será no dia 7, durante a Gramado Summit

A aceleradora Ventiur e as instituições financeiras cooperativas Sicredi Pioneira (na Serra Gaúcha e Vale do Sinos) e Sicredi Caminho das Águas (Vale do Paranhana, Litoral Norte e entorno) fecharam uma parceria para identificar e acelerar startups que possam contribuir com o crescimento das cooperativas.

O Comunitá será um veículo de investimento em formato de Corporate Venture Capital (CVC) e será lançado no dia 7 de abril, durante a Gramado Summit, que ocorre dos dias 6 a 8, no Serra Park.

A parceria prevê que a Ventiur faça o planejamento e a estruturação do veículo de investimento, além de acelerar as startups. Já as cooperativas Sicredi terão coparticipação nos aportes e definirão as empresas selecionadas.

Serão buscadas startups com modelos de negócio já validados e cujo produto ou serviço possa ajudar as cooperativas a inovar e ganhar competitividade. A seleção não será restrita a empresas gaúchas, mas aberta a todo país. A primeira rodada de seleção ocorrerá na Gramado Summit, com a escolha de cinco a 10 startups.

“O principal atrativo às startups está no acesso direto às cooperativas Sicredi Pioneira e Sicredi Caminho das Águas e seus associados, multiplicando rapidamente sua base de possíveis clientes”, explica Leonardo Mezzomo, head de Inovação e Corporate Venture na Ventiur.

Via
Adri Silva
Fonte
Diego Adami
Botão Voltar ao topo