Pelotas

Pelotas anuncia nova comandante da Guarda Municipal

Cintia Aires é a primeira mulher a ocupar o maior posto da corporação

A prefeita Paula Mascarenhas apresentou, nesta segunda-feira (4), a nova comandante da Guarda Municipal (GM). Cintia Aires, até então coordenadora do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, é a primeira mulher a ocupar o comando da corporação. Ela assume o cargo deixado por Igor Dufau Bretanha, que esteve à frente da GM por dois anos.

Publicidade

O trabalho feito por Cintia na coordenação do Observatório, o qual foi reconhecido pelo Poder Público, pelas instituições de segurança e pela sociedade, foi destacado por Paula, por ter sido decisivo para as ações do Pacto Pelotas pela Paz.

As análises dos índices criminais da cidade, feitas com base em dados científicos, permitiram o trabalho integrado e a consequente diminuição dos índices de criminalidade, na visão da chefe do Executivo pelotense.

“É um momento marcante para a Guarda Municipal, que em 32 anos de existência, tem pela primeira vez uma mulher no comando. Isso representa um novo momento para a GM. Reconheço o trabalho do então comandante Bretanha, pelo seu currículo e todo trabalho feito nas Operações Integradas, e desejo todo sucesso a Aires, que vai comandar a instituição que a formou como servidora pública e pela qual ela tem respeito, admiração e amor”, pontuou a prefeita.

Cintia ingressou na GM em 2012, e cinco anos depois criou o Observatório. Ela tem mestrado em Geografia e possui diversos estudos e cursos sobre segurança pública, geografia e análise criminal em seu currículo. Em dezembro de 2021, recebeu o Prêmio Espírito Público, reconhecimento nacional a profissionais que se destacam na prestação de serviços públicos. “Eu assumo a Guarda Municipal como um cargo técnico, buscando a união da nossa categoria, assim como melhorias para a instituição e para os atendimentos prestados à comunidade”, declarou Cintia.

O secretário municipal de Segurança Pública, José Apodi Dourado, participou da apresentação.

Via
Prefeitura de Pelotas
Fonte
Marina Amaral

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo