Porto AlegreRegião Metropolitana

Porto Alegre realiza a Paixão de Cristo no Morro da Cruz nesta Sexta-feira Santa (15)

Cerimônia acontece no interior da Paróquia São José do Murialdo, a partir das 15h

Porto Alegre realiza a Paixão de Cristo no Morro da Cruz nesta Sexta-feira Santa (15). O tradicional evento retorna após dois anos de ausência – 2020/2021 – em razão da pandemia. A cerimônia acontece no interior da Paróquia São José do Murialdo, a partir das 15h. Neste ano, ao invés da Via Sacra, será realizado um rito cênico. Os interessados em participar do revezamento na cruz devem fazer sua inscrição neste link.

Publicidade

A direção do espetáculo é do coordenador de Descentralização da Cultura, Camilo de Lélis, responsável pela reformulação do evento. Além do rito cênico, a Orquestra Camerata L’Estro Armonico recepcionará os participantes ao final da caminhada, dará o aleluia para Jesus ressuscitar em um elevador de sete metros. Também estarão no roteiro, algumas surpresas cênicas com duas temáticas: a Covid-19 e guerra da Ucrânia.

Programação:

15h – Cerimônia da Paixão do Senhor no interior da Paróquia São José do Murialdo.
16h – Padre apresenta os penitentes que irão carregar a cruz e explica como será o ritual. Os penitentes carregarão a cruz até o alto do morro, revezando-se a cada 33 metros de caminhada.
1ª estação: Maria acolhe um penitente, representando a acolhida de Maria a todos os que sofrem.
2ª estação: Verônica limpa o suor do rosto de um penitente com um lenço branco e, ao abrir o lenço e mostrá-lo ao povo, vê-se o rosto de Jesus.
3ª estação: Mulheres da comunidade lamentam a perda de familiares por Covid-19.
17h40 – A procissão se aproxima do alto do morro, onde a orquestra está tocando. A cruz levada pelos penitentes é colocada junto ao palco montado no morro.

Sexta-Feira Santa – Morro da Cruz

Data: 15 de abril
Início: 15 horas
Local: Rua Vidal de Negreiros, 550 – São José/Partenon
Telefone da igreja: 3318-3024
Realização: Coordenação da Descentralização da Cultura
Inscrições: aqui

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo