NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo vai atuar com equipamentos de última geração em projetos urbanísticos

Levantamentos topográficos serão atendidos com maior rapidez e agilidade

Novo Hamburgo vai atuar com equipamentos de última geração na elaboração de projetos urbanísticos. Com a aquisição de equipamentos de última geração, a Diretoria de Desenvolvimento Urbano (DDU), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), conta com uma estação total robótica e um receptor gnss rtk.

“São equipamentos de medição de alta performance, que trarão maior economia de tempo e mão de obra, além de maior precisão aos levantamentos necessários para a elaboração de projetos urbanísticos, dentro do Setor de Cartografia”, afirma a diretora de Desenvolvimento Urbano, Laís Corteletti.

Com isso, os levantamentos topográficos necessários para os protocolos de Alinhamento, Detalhe do Plano Diretor (DPD), Abertura de Ruas entre outros, serão atendidos com maior rapidez e agilidade.

De acordo com Laís, essa modernização coloca o setor em pé de igualdade com o que há de mais moderno no campo da topografia. O próximo passo, diz a diretora, é devolver o alinhamento para construção, protocolo de maior demanda do setor, totalmente on-line, sem a necessidade de papéis ou carimbos.

Ambos são equipamentos de medição: a estação total robótica calcula ângulos e distâncias utilizando um feixe de laser enquanto o receptor gnss rtk fornece as coordenadas dos pontos por satélite.

A aquisição dos aparelhos foi possível através do Fundo Municipal da Cidade (Funcidade), gerido pelo Conselho da Cidade (Concidade), que, conforme Laís, entendeu que a demanda melhoraria o atendimento à comunidade.

Botão Voltar ao topo