Cidades do RSRio Grande do Sul

Esteio inaugura Centro Permanente de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes

Prefeitura firmou um convênio com o Governo Federal para o custeio do espaço

Esteio inaugurou nesta quarta-feira (20) o Centro Permanente de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes. O espaço, localizado na Rua Santana, 844, funcionará como casa de passagem, recebendo os estrangeiros em processo migratório até que se estabilizem para recomeçar sua vida no Brasil.

Executado em parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e a Associação Vivendo Atos 29, o serviço terá capacidade para atender até 30 pessoas por mês.

O Centro Permanente de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes tem dormitórios, banheiros, setor administrativo, ambiente para convivência com espaço kids e televisão, e cozinha para uso coletivo. A iniciativa deve contribuir para a inserção dos atendidos na rede socioassistencial para o acesso a serviços e benefícios garantidos por lei.

A estrutura deverá disponibilizar alimentos para o preparo de, no mínimo, quatro refeições diárias, materiais socioeducativos, transporte, material de higiene e limpeza, produtos de cama, mesa e banho, utensílios domésticos, entre outros.

A equipe será formada por um coordenador, um técnico, educadores e cuidadores residentes mais auxiliares de educador e de cuidado. Inicialmente, a parceria terá um prazo de seis meses, com um investimento de R$ 240 mil para sua execução. A Prefeitura firmou um convênio com o Governo Federal para o custeio do espaço.

Botão Voltar ao topo