Vale do Sinos

Esteio inaugura Centro Permanente de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes

Prefeitura firmou um convênio com o Governo Federal para o custeio do espaço

Esteio inaugurou nesta quarta-feira (20) o Centro Permanente de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes. O espaço, localizado na Rua Santana, 844, funcionará como casa de passagem, recebendo os estrangeiros em processo migratório até que se estabilizem para recomeçar sua vida no Brasil.

Publicidade

Executado em parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e a Associação Vivendo Atos 29, o serviço terá capacidade para atender até 30 pessoas por mês.

O Centro Permanente de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes tem dormitórios, banheiros, setor administrativo, ambiente para convivência com espaço kids e televisão, e cozinha para uso coletivo. A iniciativa deve contribuir para a inserção dos atendidos na rede socioassistencial para o acesso a serviços e benefícios garantidos por lei.

A estrutura deverá disponibilizar alimentos para o preparo de, no mínimo, quatro refeições diárias, materiais socioeducativos, transporte, material de higiene e limpeza, produtos de cama, mesa e banho, utensílios domésticos, entre outros.

A equipe será formada por um coordenador, um técnico, educadores e cuidadores residentes mais auxiliares de educador e de cuidado. Inicialmente, a parceria terá um prazo de seis meses, com um investimento de R$ 240 mil para sua execução. A Prefeitura firmou um convênio com o Governo Federal para o custeio do espaço.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo