AgronegócioRio Grande do Sul

Melhoramento bovino é o foco de evento em Bagé, RS

O melhoramento genético de bovinos de corte será tema do Meet da Carne, evento promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) em Bagé (RS). A primeira edição do encontro, que deve ocorrer em outras localidades do país, será no dia 26 de abril na Associação Rural do município, a partir das 19h30min.

Publicidade

O projeto visa alertar aos criadores sobre a importância da seleção de animais com base em seus dados a fim de garantir maiores rendimentos de carcaças e, consequentemente, a produção de cortes premium. O evento será aberto ao público e não necessita de inscrição.

A ideia é que os bate-papos ocorram em um evento de integração e confraternização que, é claro, será regado com carne certificada. As palestras serão comandadas pela superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Yokoo e pelo analista da Embrapa Pecuária Sul Henry Gomes de Carvalho. Eles falarão sobre as aplicabilidades do Promebo no dia a dia dos criadores, sobre as funcionalidades do Origen e sobre os avanços trazidos à pecuária nacional através da utilização do programa.

Presidente da ANC, Joaquin Villegas, afirma que a informação se tornou uma ferramenta indispensável no melhoramento genético dos rebanhos brasileiros e, neste sentido, o Promebo tem contribuído com a seleção precisa dos exemplares. “Ter à disposição os dados dos animais não é mais uma opção. Para produzir carne de qualidade é necessário saber se os exemplares têm aptidão para isso, o que se garante através de informações genéticas”.

A expectativa, segundo Silvia, é que criadores da região marquem presença nesta primeira edição, permitindo a aproximação da entidade com aqueles que trabalham na seleção. “O objetivo é que eles entendam as potencialidades das informações e busquem colocar a seleção por meio de dados em prática em suas propriedades”, acrescenta. O Meet da Carne está previsto para ocorrer ainda em outros estados.

O evento conta com o apoio da Embrapa Pecuária Sul, dos programas de carne das raças Angus, Charolês, Devon e Hereford e da Associação Rural de Bagé.

Fonte
Jardine Comunicação

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo